DEAC da Guarda Civil Municipal prende acusado de furtar mulher na região central de Braz Cubas

Secretaria de Segurança

08 de setembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Lançada na última sexta-feira (05/09) pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC) já mostra resultados para a melhoria da segurança da população. Na tarde deste sábado (06/09), um homem suspeito de furto foi preso por guardas municipais que participam da ação, no distrito de Braz Cubas.

O furto ocorreu na rua Padre Álvaro Quiñonez Zuniga, na região central do distrito. O Centro de Operações Integradas (COI) recebeu a denúncia e acionou os guardas civis municipais que faziam o patrulhamento do local pela DEAC. Eles localizaram o suspeito, de acordo com as características informadas, e detiveram o homem, que foi reconhecido pela vítima como a pessoa que havia furtado seu cartão de crédito e sua bolsa.

A ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes da Polícia Civil.

A DEAC permite que os guardas civis municipais trabalhem nos períodos de folga, sendo devidamente remunerados. A previsão é de um aumento de 20% a 25% no número de guardas municipais nas ruas de Mogi das Cruzes nesta primeira fase.

O reforço no policiamento da Guarda Civil Municipal está sendo feito Região Central, na região do Jardim Universo e nos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, além de outros pontos específicos, em casos de necessidade operacional. O trabalho é realizado com patrulhamento a pé e com viaturas para atuar em regiões estratégicas do município, ampliando a sensação de presença da Guarda Civil Municipal e de segurança para a população.

Captura de procurado

Na noite de sábado (06/09), um homem que possuía mandado de prisão foi capturado pela Guarda Civil Municipal na avenida Lourenço de Souza Franco, em Jundiapeba. A prisão foi possível após identificação do veículo que ele conduzia pelo equipamento da muralha eletrônica na via.

O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde a prisão foi ratificada pelo delegado.

Localização de máquina

Ainda neste final de semana, a Guarda Civil Municipal localizou uma máquina retroescavadeira, que havia sido furtada no dia 31 de agosto, em Suzano. O veículo foi encontrado após monitoramento realizado pelo Centro de Operações Integradas (COI) em um terreno do distrito de Jundiapeba.

O proprietário da máquina foi contatado e reconheceu o veículo como sendo o que havia sido furtado. Após o registro da ocorrência junto à Polícia Civil, a retroescavadeira foi devolvida.

A Guarda Civil Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Canil, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). 

A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.