Escola bilingue da rede municipal de Mogi das Cruzes inicia espaço de convivência da língua inglesa
Secretaria de Educação








A EM Profª Mathilde Pires de Campos Masci, no bairro São João, unidade escolar que recebe o projeto piloto de escola bilingue da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, iniciou nesta terça-feira (31/10), dia das festividades de Halloween, as atividades de um espaço de convivências em língua inglesa na unidade escolar. Os alunos, que já têm a interação com o idioma em sala de aula, agora também têm uma sala especial para a prática do inglês.
O espaço foi resultado da evolução do projeto, que teve início neste ano e foi elaborado com a ajuda da equipe escolar, pais e familiares dos alunos. “Com o caminhar do projeto, pensamos que seria importante que ele tivesse um espaço próprio organizado, ilustrado e com interações em inglês para que os alunos pudessem internalizar o que estão aprendendo em sala de aula”, disse Márcia Rosana Soares dos Santos, diretora da escola.
A data para o início das atividades da sala foi escolhida pela equipe. “Como estamos a frente do projeto piloto da escola bilíngue, não poderíamos deixar de comemorar o Halloween. Essa era a melhor data para inaugurar o espaço de convivência da língua inglesa”, contou a diretora. O espaço irá complementar o trabalho realizado pelas professoras especializadas em inglês, que atuam junto às professoras das turmas durante as aulas.
As crianças se fantasiaram e entraram no clima da festa. Bento Abreu de Faria, de 6 anos, se vestiu de Homem-Aranha. “Gostei da sala. Tem brincadeiras, vamos acertar um baldinho na abóbora. Abóbora em inglês é pumpkin”, contou o menino.
Investindo na Primeira Infância
A EM Profª Mathilde Pires de Campos Masci atende 99 alunos de Infantil III e IV, o que compreende a faixa etária entre quatro e cinco anos. “Optamos por investir na Língua Inglesa logo na Primeira Infância e iniciamos o piloto em uma escola de educação infantil. A equipe está fazendo um trabalho incrível com as crianças!”, explicou o prefeito Caio Cunha.
As aulas são ministradas por duas professoras da rede municipal de ensino com fluência em língua inglesa e experiência em educação bilíngue e em ensino de idiomas. As profissionais atuam em parceria com as titulares das turmas, desenvolvendo o conteúdo em inglês.
Na unidade escolar, todas as crianças têm de 30 a 50% de sua carga horária total de atividades em inglês. O trabalho é acompanhado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, que tem como base o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05