Escola bilingue da rede municipal de Mogi das Cruzes inicia espaço de convivência da língua inglesa

Secretaria de Educação

31 de outubro de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

A EM Profª Mathilde Pires de Campos Masci, no bairro São João, unidade escolar que recebe o projeto piloto de escola bilingue da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, iniciou nesta terça-feira (31/10), dia das festividades de Halloween, as atividades de um espaço de convivências em língua inglesa na unidade escolar. Os alunos, que já têm a interação com o idioma em sala de aula, agora também têm uma sala especial para a prática do inglês.

O espaço foi resultado da evolução do projeto, que teve início neste ano e foi elaborado com a ajuda da equipe escolar, pais e familiares dos alunos. “Com o caminhar do projeto, pensamos que seria importante que ele tivesse um espaço próprio organizado, ilustrado e com interações em inglês para que os alunos pudessem internalizar o que estão aprendendo em sala de aula”, disse Márcia Rosana Soares dos Santos, diretora da escola.

A data para o início das atividades da sala foi escolhida pela equipe. “Como estamos a frente do projeto piloto da escola bilíngue, não poderíamos deixar de comemorar o Halloween. Essa era a melhor data para inaugurar o espaço de convivência da língua inglesa”, contou a diretora. O espaço irá complementar o trabalho realizado pelas professoras especializadas em inglês, que atuam junto às professoras das turmas durante as aulas.

As crianças se fantasiaram e entraram no clima da festa. Bento Abreu de Faria, de 6 anos, se vestiu de Homem-Aranha. “Gostei da sala. Tem brincadeiras, vamos acertar um baldinho na abóbora. Abóbora em inglês é pumpkin”, contou o menino. 

Investindo na Primeira Infância

A EM Profª Mathilde Pires de Campos Masci atende 99 alunos de Infantil III e IV, o que compreende a faixa etária entre quatro e cinco anos. “Optamos por investir na Língua Inglesa logo na Primeira Infância e iniciamos o piloto em uma escola de educação infantil. A equipe está fazendo um trabalho incrível com as crianças!”, explicou o prefeito Caio Cunha. 

As aulas são ministradas por duas professoras da rede municipal de ensino com fluência em língua inglesa e experiência em educação bilíngue e em ensino de idiomas. As profissionais atuam em parceria com as titulares das turmas, desenvolvendo o conteúdo em inglês.

Na unidade escolar, todas as crianças têm de 30 a 50% de sua carga horária total de atividades em inglês. O trabalho é acompanhado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, que tem como base o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.