Mogi das Cruzes é selecionada para participar de sprint sobre contratações abertas com organização internacional

Secretaria de Governo e Transparência

Iniciativa da Open Contracting Partnership, em parceria com a Transparência Brasil, vai fomentar boas práticas em dados abertos e compras públicas

24 de junho de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes foi uma das três cidades brasileiras selecionadas para participar do novo sprint Contratações Abertas, realizado pela Open Contract Partnership, em parceria com a Transparência Brasil. A iniciativa reúne governos comprometidos com a melhoria da transparência, eficiência e participação social nos processos de compras públicas. Além de Mogi das Cruzes, as cidades de Niterói (RJ), Curitiba (PR) também foram selecionadas. 

Durante o sprint, a equipe técnica das áreas de transparência, gestão de qualidade e compras da Prefeitura participará de uma série de encontros formativos e estratégicos, incluindo master classes semanais, sessões de mentoria individualizada e uma mentoria para um projeto de melhoria para os processos do município. A jornada será focada em boas práticas em dados abertos, fortalecimento da participação de fornecedores e desenho de contratações centradas no usuário.

"A seleção de Mogi das Cruzes para essa iniciativa internacional é um reconhecimento do trabalho sério e comprometido que temos feito para tornar a gestão pública mais transparente, eficiente e conectada com as necessidades da população. É uma oportunidade valiosa de aprendizado e troca especialistas respeitados na área, que certamente vai contribuir para aprimorar nossas políticas de compras e fortalecer a confiança da sociedade na administração pública", afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.

O secretário municipal de Governo e Transparência, Guilherme Sever, lembrou que a inclusão de Mogi no projeto é resultado dos trabalhos iniciais desta gestão visando os avanços nos dados abertos: “A participação da Prefeitura de Mogi das Cruzes neste sprint é uma das várias iniciativas de promoção da transparência, integridade e dados abertos que vamos promover em parceria com instituições respeitadas no campo, como a Open Contract Partnership e a Transparência Brasil. Ficamos honrados pela seleção e tenho certeza que a cidade ganhará muito em eficiência a partir dos aprendizados e trocas com os especialistas destas organizações”, disse o secretário de Governo e Transparência Guilherme Sever. 

As atividades tiveram início em 18 de junho, com uma sessão online dedicada aos dados de contratação e seus usos para melhorar os gastos públicos e a competitividade nas licitações, abordando também os critérios de referência os indicadores RDC7 e RDC8 da What Works Cities, que tratam sobre abertura e o compartilhamento de dados em todo o ciclo de vida do processo de aquisição a fim de aumentar a competitividade das ofertas e fortalecer a transparência e a responsabilidade das aquisições e melhora nos sistemas de compras públicas para facilitar aos fornecedores fazer negócios com a prefeitura, projetando oportunidades de contratação para que mais fornecedores possam responder e/ou investindo na capacitação de fornecedores, respectivamente."Ficamos muito felizes em receber essa notícia, já que temos todo interesse em aprimorar nossos processos de compras e contratações, tornando os fluxos mais bem desenhados, eficientes, adequados à legislação e transparentes", disse o coordenador de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Gestão e Contratações Públicas, Clovis da Silva Hatiw Lu Junior.

A participação de Mogi das Cruzes reforça o compromisso da administração municipal com a inovação, a integridade e a melhoria contínua dos serviços públicos por meio de dados, evidências e diálogo com a sociedade.