Famílias mogianas assistidas pelas unidades do Cras conhecem a praia
Secretaria de Assistência Social




A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Prefeitura de Bertioga, proporcionou um momento único na vida de diversas famílias que acessam os serviços ofertados pelos sete Centros de Referência de Assistência Social, localizados nos bairros de Jundiapeba I e II, Centro, Cezar de Souza, Jardim Aeroporto, Jardim Layr e Vila Nova União.
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Assistência Social ofereceu às famílias que nunca haviam conhecido o mar, uma oportunidade de passar um dia na praia. Os passeios foram realizados nas praias da Enseada e Indaiá, ambas localizadas no município de Bertioga, Litoral de São Paulo. Esses momentos são de extrema relevância no processo de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Além disso, o trabalho social com família realizado pelo CRAS contribui para sua proteção de forma integral, materializando a matricialidade sócio-familiar no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Conhecer e tomar banho de mar, tirar fotos para mostrar para a família, pisar na areia, é uma sensação incrível para os usuários da política de Assistência Social que puderam vivenciar esta experiência de conhecer a praia pela primeira vez. O trabalho realizado pelos CRASs prevê espaços de convívio, troca de experiências, devendo ser assegurado o convívio familiar, comunitário e social, além de oportunizar momentos de integração e de realização pessoal”, explica a Secretária Municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.
Os CRASs realizam atividades socioeducativas que são destinadas aos usuários que encontram-se em acompanhamento no CRAS através do Programa de Atenção Integral as famílias (PAIF). Este é um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida. É por meio do CRAS que a proteção social da Assistência Social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais interurbanas e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades.

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)

Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social