GAEPE Mogi é referência em reunião do CAEPE/MS em Campo Grande

23 de novembro de 2022

O GAEPE Mogi (Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação) foi referência na segunda reunião presencial do CAEPE/MS (Comitê de Articulação para Efetividade da Política Educacional no Estado de Mato Grosso do Sul), realizada em Campo Grande no Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (22/11). A experiência do primeiro gabinete municipal foi apresentada em um painel com a participação de representantes de Rondônia e do Arquipélago do Marajó, no Pará.

A secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, apresentou o trabalho desenvolvido pelo gabinete mogiano, desde o início de suas atividades ainda como Brigada da Pandemia na Educação. “Foi uma grande satisfação compartilhar as ações desenvolvidas pelos diferentes setores de nossa sociedade no GAEPE Mogi, como também conhecer a experiência de outras localidades brasileiras que tanto podem contribuir como nosso trabalho”, disse.

O GAEPE Mogi foi criado em junho de 2021 e desde então se reúne mensalmente promovendo discussões interinstitucionais com representantes de 19 instituições diferentes com o objetivo de promover uma educação de qualidade para todos. Por meio deste trabalho, ainda em 2021 mais de 98% das escolas e creches municipais haviam retomado as aulas presenciais. Atualmente o gabinete conta com os grupos de trabalho de Recomposição de Aprendizagem, Educação Inclusiva, Acolhimento Socioemocional, Busca Ativa e Conectividade.

Mogi fez parte do painel com Cezar Collares, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM/Pará), que no ato representou o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB) e falou sobre o GAEPE do Arquipélago do Marajó, que reúne 17 municípios e tem cinco meses de atividade. Luslarlene Fiamett, presidente da Undime/RO destacou as atividades do GAEPE do estado. As falas foram mediadas por Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule.

“O GAEPE Mogi das Cruzes foi uma das primeiras governanças que foram instaladas ainda em 2021 no contexto da pandemia, primeiro e possivelmente o único GAEPE municipal que temos no País. Essa governança tem tido resultados muito importantes em vários eixos. O compartilhamento dessas experiencias pode e muito colaborar para que possam ser pensadas novas estratégias de ação, não só pelo Mato Grosso do Sul, como também no âmbito das outras governanças presentes na reunião”, disse Alessandra, que no evento apresentou a origem dos GAEPES e a estratégia de articulação interinstitucional.

A participação mogiana também foi destacada pela secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, a professora Maria Cecília Amendola da Motta, que representou o governador Reinaldo Azambuja. “Tivemos a honra de ouvirmos o relato da experiência do GAEPE Mogi. A importância dessa Governança vem contribuindo com a Gestão Educacional de toda a rede pública do município. São instituições parceiras que discutem as várias demandas da educação, proporcionando além da riqueza de contribuições, um direcionamento mais assertivo na tomada de decisões”, disse.

Participaram da reunião representes de diferentes setores, que compõem o CAEPE/MS e representantes do Governo do Estado, que entregaram uma carta de compromisso à nova gestão estadual e fizeram uma avaliação do que já foi e o planejamento de novas ações para 2023. A programação contou ainda com palestras sobre o trabalho realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul sobre busca ativa de recuperação de aprendizagem, as estratégias de atuação dos órgãos de controle na área de Educação – TCE Educação e as ações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina para o registro e acompanhamento da Educação dos municípios catarinenses.