Grupos de trabalho apresentam ações em reunião do GAEPE Mogi

23 de novembro de 2021

Os grupos de trabalho de recuperação de aprendizagem e acolhimento emocional do GAEPE Mogi (Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação) apresentaram suas ações e propostas na reunião realizada nesta segunda-feira (22/11). A questão da busca ativa e o retorno 100% das unidades escolares também estiveram na pauta do grupo.

O secretário adjunto de Educação Caio Callegari destacou a qualidade do trabalho das escolas na efetivação do retorno presencial para 100% dos alunos, com altos níveis de segurança sanitária. "As equipes escolares têm sido extremamente bem-sucedidas na preparação de cada passo da retomada presencial, preservando os protocolos essenciais e ampliando as oportunidades dos alunos. Agradecemos os esforços de cada um nesse processo coletivo.".  As medidas de retomada foram tomadas com base nas condições epidemiológicas da cidade e nos resultados das avaliações dos alunos sobre nível de alfabetização.

Sobre a busca ativa, a Secretaria de Educação iniciou na semana passada um sistema digital de monitoramento da frequência dos alunos, no qual o próprio professor indica quais alunos não estão comparecendo. Professora Milena Andere, professora e representante do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública de Mogi das Cruzes e Guararema - Sintap, já usuária da plataforma, afirma a importância de se fazer uso das tecnologias para deixar mais prático o monitoramento e fazer a política sair do papel.

O grupo de trabalho de recuperação e aprendizagem destacou as formações do Mathema e Porthema, que estão sendo oferecidas aos professores pela Secretaria de Educação e a participação no 2º Fórum Internacional de Educação, realizado entre setembro e outubro e que reuniu educadores da região do Alto Tietê.

As ações planejadas pelo GAEPE Mogi também envolvem a priorização curricular a partir dos dados da sondagem, a dedicação das reuniões de Organização do Trabalho Escolar (OTE) e Hora de Atividade Pedagógica (HAP) para estratégias de recuperação  e a oferta de atividades de recuperação durante as férias escolares.

Na questão do acolhimento emocional, o grupo responsável apresentou o trabalho do Plantão de Atendimento Psicoeducacional pontual, realizado por psicólogas educacionais do DOP/Pró-Escolar da Secretaria de Educação. O serviço, oferecido de forma on-line, é destinado aos estudantes, famílias e profissionais da rede municipal de ensino.

A pauta também contou com a discussão sobre uma nota técnica, que recomenda à Prefeitura de Mogi das Cruzes a determinação da vacinação compulsória contra a Covid-19 para os
 servidores públicos municipais, dentre eles os educadores, para o retorno às atividades, reafirmando a medida como política de saúde pública.