Grupos de trabalho apresentam ações em reunião do GAEPE Mogi
Secretaria de Educação


Os grupos de trabalho de recuperação de aprendizagem e acolhimento emocional do GAEPE Mogi (Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação) apresentaram suas ações e propostas na reunião realizada nesta segunda-feira (22/11). A questão da busca ativa e o retorno 100% das unidades escolares também estiveram na pauta do grupo.
O secretário adjunto de Educação Caio Callegari destacou a qualidade do trabalho das escolas na efetivação do retorno presencial para 100% dos alunos, com altos níveis de segurança sanitária. "As equipes escolares têm sido extremamente bem-sucedidas na preparação de cada passo da retomada presencial, preservando os protocolos essenciais e ampliando as oportunidades dos alunos. Agradecemos os esforços de cada um nesse processo coletivo.". As medidas de retomada foram tomadas com base nas condições epidemiológicas da cidade e nos resultados das avaliações dos alunos sobre nível de alfabetização.
Sobre a busca ativa, a Secretaria de Educação iniciou na semana passada um sistema digital de monitoramento da frequência dos alunos, no qual o próprio professor indica quais alunos não estão comparecendo. Professora Milena Andere, professora e representante do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública de Mogi das Cruzes e Guararema - Sintap, já usuária da plataforma, afirma a importância de se fazer uso das tecnologias para deixar mais prático o monitoramento e fazer a política sair do papel.
O grupo de trabalho de recuperação e aprendizagem destacou as formações do Mathema e Porthema, que estão sendo oferecidas aos professores pela Secretaria de Educação e a participação no 2º Fórum Internacional de Educação, realizado entre setembro e outubro e que reuniu educadores da região do Alto Tietê.
As ações planejadas pelo GAEPE Mogi também envolvem a priorização curricular a partir dos dados da sondagem, a dedicação das reuniões de Organização do Trabalho Escolar (OTE) e Hora de Atividade Pedagógica (HAP) para estratégias de recuperação e a oferta de atividades de recuperação durante as férias escolares.
Na questão do acolhimento emocional, o grupo responsável apresentou o trabalho do Plantão de Atendimento Psicoeducacional pontual, realizado por psicólogas educacionais do DOP/Pró-Escolar da Secretaria de Educação. O serviço, oferecido de forma on-line, é destinado aos estudantes, famílias e profissionais da rede municipal de ensino.
A pauta também contou com a discussão sobre uma nota técnica, que recomenda à Prefeitura de Mogi das Cruzes a determinação da vacinação compulsória contra a Covid-19 para os
servidores públicos municipais, dentre eles os educadores, para o retorno às atividades, reafirmando a medida como política de saúde pública.

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social