Maio Amarelo: ação destaca a importância da calma para melhorar a segurança no trânsito

Secretaria de Mobilidade Urbana

Durante a ação, motoristas receberam material informativo sobre o tema e, simbolicamente, um saquinho de chá de camomila para alertar sobre a importância de manter a calma ao volante

13 de maio de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A importância do comportamento mais tranquilo e empático nas ruas e avenidas é o destaque da ação Mais Calma no Trânsito, realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, dentro da programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes. A atividade foi realizada na manhã desta segunda-feira (13/05), no cruzamento da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco com a rua Braz Cubas, no Centro.

Durante a ação, a equipe do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária distribuiu material informativo sobre o tema e, simbolicamente, os motoristas também receberam um saquinho de chá de camomila, para alertar sobre a importância de manter a calma ao volante.

“O tema do Maio Amarelo deste ano é ‘A paz no trânsito começa por você’. Então, nada melhor que iniciar mudando as atitudes ao conduzir veículos. Ao ter mais calma no trânsito, os motoristas colaborarão para um trânsito mais seguro e harmonioso e, consequentemente, diminuindo o risco de acidentes”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza.

Uma equipe do Detran/SP também participou da ação, com a distribuição de material informativo sobre segurança no trânsito.

A ação Mais Calma no Trânsito prosseguirá nesta terça-feira (14/05), no cruzamento da avenida Francisco Ferreira Lopes com a rua Schwartzmann, em Braz Cubas. Já na quarta-feira (15/05), o trabalho será realizado em Jundiapeba, no encontro da avenida Lourenço de Souza Franco com a rua Adriano Pereira. 

Programação

A programação desta semana também terá o lançamento do Simulador de Distração, nesta quinta-feira (16/05), das 10 às 13 horas, no Largo do Rosário. Desenvolvido especialmente para o Maio Amarelo de Mogi das Cruzes, o equipamento chama a atenção para o perigo da utilização do celular no trânsito. 

Os participantes conduzirão um veículo em um ambiente virtual, com todas as características do trânsito real – pedestres atravessando a via, outros veículos, motociclistas – e terão um celular que receberá mensagens. Ao ler ou responder, o participante viverá na prática os riscos de não ter a atenção total no trânsito.  

Fechando a semana, na sexta-feira (17/05), o trabalho será com os idosos. O projeto Terceira Idade em Foco levará orientações sobre trânsito, cuidados ao circular nas vias da cidade e cuidados em casa, em uma parceria com o Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria da Pessoa Idosa. A ação será feita no Centro do Dia do Idoso, no Jardim Maricá.

A programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes prevê ações voltadas à segurança viária durante todo o mês. O tema deste ano é “A paz no trânsito começa por você” e todos os dias as equipes do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária estarão em algum ponto da cidade para a realização de atividades. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância de um trânsito mais seguro, harmônico e humano.

Mais informações sobre a programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes e sobre o trabalho voltado à educação para o trânsito e segurança viária na cidade podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.