Mogi das Cruzes entrega Parque Naturalizado do Conjunto Jefferson, o segundo da cidade
Gabinete










A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou no sábado (23/9) o segundo Parque Naturalizado da cidade, construído no Conjunto Jefferson da Silva, na esquina das ruas 3 e 11, como parte da programação de aniversário da cidade. O primeiro parque foi entregue no Jardim Planalto, no dia 1º de julho.
O conceito do Parque Natú faz parte das ações da Administração Municipal voltadas à primeira infância e é desenvolvido principalmente a partir de elementos naturais, repleto de possibilidades de interação, exploração e criação. O objetivo é incentivar o brincar livre, a convivência, o vínculo com o espaço público, com a natureza e o prazer de estar a céu aberto.
“O Parque Natu do Conjunto Jefferson foi entregue para toda a comunidade, em uma parceria inédita com a EDP Brasil. A transformação que estamos fazendo dos bairros para o centro de Mogi também tem a ver com proporcionar espaços de lazer para as crianças, a fim de que elas possam desenvolver habilidades cognitivas e relacionais. Além disso, quando as famílias ocupam os espaços, é possível qualificar o uso deles e afastar quem quer utilizá-los para coisas ilícitas. Junto com o Parque Natu, também instalamos lâmpadas de LED no bairro, para aumentar a segurança dos moradores. É assim, trabalhando sério e de forma responsável, com práticas sustentáveis e inovadoras, que vamos transformando Mogi das Cruzes no melhor lugar para se viver”, afirmou o prefeito Caio Cunha.
O prefeito falou ao público presente ao lado da vice-prefeita Priscila Yamagami, do presidente da Câmara, Marcos Furlan, e dos vereadores Juliano Botelho e Edson Pereira, além do secretário municipal Claudio de Faria Rodrigues, de Urbanismo, e outros secretários municipais. Também prestigiaram a entrega do Parque Naturalizado a diretora da Distribuição da EDP São Paulo, Cristiane Fernandes, e a vice-presidente de Pessoas e ESG, Fernanda Pires.
Estrutura
O Parque Natu do Conjunto Jefferson possui brinquedos estruturados em madeira, elementos lúdicos como labirinto, balança, mini-arena, gangorra, além de luminárias e o plantio de espécies como ipê roxo, ingá, pitangueira, aroeira salsa, guajuvira, pata-de-vaca, entre outros. A programação do evento de inauguração incluirá ainda ações como plantio de árvores e grafite.
De acordo com o secretário Claudio Rodrigues, a implantação do Parque Naturalizado foi um trabalho intersetorial conduzido pelo Comitê da Primeira Infância e que contou com uma atuação em grupo, incluindo ações das secretarias municipais de Urbanismo, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente e Proteção Animal, Mobilidade Urbana e Planejamento e Gestão Estratégica.
Lançado em dezembro de 2022, o Programa Mogi Cidade da Criança – Primeira Infância é um projeto de política pública intersetorial com foco no desenvolvimento de uma cidade amigável à infância e à Primeira Infância. Pela iniciativa estão em andamento diversas ações na cidade, como a implantação dos Espaços de Brincar e a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). O Mogi Cidade da Criança também faz parte do planejamento do Mogi 500 anos, um plano de cidade a médio e longo prazo.

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social