Mogi intensifica ações do Setembro Amarelo no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Programação se estenderá durante todo o mês, com rodas de conversa, palestras, debates e encontros








Nesta quarta-feira (10/09), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Prefeitura de Mogi das Cruzes intensificou as ações do Setembro Amarelo, com foco na valorização da saúde mental e da vida. As atividades aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias Saúde da Família (ESF) e na Vila Dignidade. A programação se estenderá durante todo o mês, com rodas de conversa, palestras, debates, encontros, distribuição de panfletos, entre outras atrações, com foco na conscientização sobre a importância da informação, do acolhimento e do cuidado.
As secretarias municipais de Saúde, Longevidade e Assistência Social promoveram nesta quarta-feira (10/09) uma palestra sobre Saúde Mental com o psicólogo do Posto de Saúde Jardim Santa Tereza, Claudiney Procópio dos Santos Alberto. O evento teve como objetivo promover um espaço de diálogo, reflexão e conscientização, fortalecendo as ações de prevenção ao suicídio e de acolhimento e foi realizado na Vila Dignidade, na Vila Cecília. O profissional abordou o tema com muita naturalidade, questionando os idosos sobre temas do cotidiano como solidão, doenças e relacionamentos. "Existem várias formas de cuidarmos da nossa saúde mental, mas a principal delas é falar. E com quem podemos falar? Com nossos amigos, nossos vizinhos, ou seja, entre nós mesmos, no nosso dia-a-dia", explicou, criando a oportunidade de um debate entre os presentes.
Ainda nesta quarta-feira (10/09), houve rodas de conversas nas salas de espera da Unidade Saúde da Família (USF) Jardim Planalto e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Maricá, Alto do Ipiranga e Jardim Santa Tereza, além de palestra sobre o tema na USF Quatinga. Outra ação preparada pelo Departamento de Rede Básica (DRB), da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, é a campanha “Vista Amarelo”, onde servidores e colaboradores da pasta foram convidados a usarem uma peça de roupa nesta cor, com objetivo de ampliar a conscientização sobre a importância da vida e da prevenção ao suicídio.
Durante o mês, as atividades acontecerão simultaneamente nas UBSs, USFs e Mãe Mogiana, com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e distribuição de panfletos informativos. No Pronto Atendimento do Jardim Universo haverá o debate do tema "Reflexões sobre Saúde Mental e Prevenção", espaço de escuta e acolhimento. Uma campanha de conscientização será realizada durante todo o mês, no Pró-Criança, no Mogilar, marcada por entrega de cartões personalizados com laços amarelos aos colaboradores e montagem de painel com informações e frases de reflexão sobre o tema.
Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oropó contará com ações de sensibilização, cuidados e práticas integrativas envolvendo os colaboradores da unidade, além de orientação e acolhimento aos pacientes. Também estão programadas a Festa da Primavera, nesta sexta-feira (12/09), no Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco); ação de prevenção no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), no dia 25 de setembro; Pic Nic Valorização da Vida, no dia 26 de setembro, no Parque Airton Nogueira, no Rodeio.

Mogi intensifica ações do Setembro Amarelo no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Centro de Controle de Zoonoses resgata bicho-preguiça em casa do bairro do Cocuera

Prefeitura alerta para tentativa de golpe por e-mail utilizando o nome da administração municipal

Secretaria de Assistência Social promove neste sábado mais uma edição da Feira de Economia Solidária

Secretaria de Assistência Social promove a partir de 16 de setembro a 3ª Olimpíada POP