Mogi intensifica ações do Setembro Amarelo no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

Programação se estenderá durante todo o mês, com rodas de conversa, palestras, debates e encontros

10 de setembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Nesta quarta-feira (10/09), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Prefeitura de Mogi das Cruzes intensificou as ações do Setembro Amarelo, com foco na valorização da saúde mental e da vida. As atividades aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias Saúde da Família (ESF) e na Vila Dignidade. A programação se estenderá durante todo o mês, com rodas de conversa, palestras, debates, encontros, distribuição de panfletos, entre outras atrações, com foco na conscientização sobre a importância da informação, do acolhimento e do cuidado.

As secretarias municipais de Saúde, Longevidade e Assistência Social promoveram nesta quarta-feira (10/09) uma palestra sobre Saúde Mental com o psicólogo do Posto de Saúde Jardim Santa Tereza, Claudiney Procópio dos Santos Alberto. O evento teve como objetivo promover um espaço de diálogo, reflexão e conscientização, fortalecendo as ações de prevenção ao suicídio e de acolhimento e foi realizado na Vila Dignidade, na Vila Cecília. O profissional abordou o tema com muita naturalidade, questionando os idosos sobre temas do cotidiano como solidão, doenças e relacionamentos. "Existem várias formas de cuidarmos da nossa saúde mental, mas a principal delas é falar. E com quem podemos falar? Com nossos amigos, nossos vizinhos, ou seja, entre nós mesmos, no nosso dia-a-dia", explicou, criando a oportunidade de um debate entre os presentes. 

Ainda nesta quarta-feira (10/09), houve rodas de conversas nas salas de espera da Unidade Saúde da Família (USF) Jardim Planalto e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Maricá, Alto do Ipiranga e Jardim Santa Tereza, além de palestra sobre o tema na USF Quatinga. Outra ação preparada pelo Departamento de Rede Básica (DRB), da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, é a campanha “Vista Amarelo”, onde servidores e colaboradores da pasta foram convidados a usarem uma peça de roupa nesta cor, com objetivo de ampliar a conscientização sobre a importância da vida e da prevenção ao suicídio.

Durante o mês, as atividades acontecerão simultaneamente nas UBSs, USFs e Mãe Mogiana, com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e distribuição de panfletos informativos. No Pronto Atendimento do Jardim Universo haverá o debate do tema "Reflexões sobre Saúde Mental e Prevenção", espaço de escuta e acolhimento. Uma campanha de conscientização será realizada durante todo o mês, no Pró-Criança, no Mogilar, marcada por entrega de cartões personalizados com laços amarelos aos colaboradores e montagem de painel com informações e frases de reflexão sobre o tema. 

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oropó contará com ações de sensibilização, cuidados e práticas integrativas envolvendo os colaboradores da unidade, além de orientação e acolhimento aos pacientes. Também estão programadas a Festa da Primavera, nesta sexta-feira (12/09), no Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco); ação de prevenção no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), no dia 25 de setembro; Pic Nic Valorização da Vida, no dia 26 de setembro, no Parque Airton Nogueira, no Rodeio.