Mostra "Mogi das Cruzes, Ontem e Hoje - 465 anos de histórias" fica em cartaz até o dia 28
Secretaria de Cultura










A exposição coletiva "Mogi das Cruzes, Ontem e Hoje - 465 anos de histórias" segue em cartaz até 28 de setembro, no Patteo Urupema Shopping. Promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a mostra possui entrada gratuita e celebra a história e a cultura da cidade. Em parceria com a Secretaria de Educação, alunos de quatro escolas municipais visitarão a exposição.
Parte da programação em comemoração ao aniversário do município, a iniciativa visa preservar a memória ao mostrar a evolução do município ao longo do tempo, destacando as mudanças e transformações ocorridas. A exposição coletiva reúne obras em telas, porcelanas, entre outras formas de expressões artísticas, de AnaMarB, Linda Fuga, Iza Leão e Rodrigo Monteiro.
O secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata, salienta que esta ação é uma oportunidade de promover a reflexão e fomentar a identidade cultural da cidade. "A mostra destaca os valores e tradições presentes em Mogi, e pode inspirar orgulho cívico nos moradores, celebrando a história e a cultura local".
A mostra conta com trabalhos de diferentes linguagens e técnicas que refletem tanto a tradição quanto a contemporaneidade das artes visuais no município.
Crianças de escolas municipais participam de visita à Mostra de artes plásticas
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, nos dias 16, 17, 18 e 24 de setembro, será promovida uma atividade especial com alunos de quatro escolas municipais que visitarão a exposição "Mogi das Cruzes, ontem e hoje 465 anos de histórias".
Os alunos das escolas municipais CEMPRE Prof. José Limongi Sobrinho, Adolfo Martini, Antonio Nacif Salemi e CEMPRE Benedito Ferreira Lopes terão a oportunidade de conhecer a mostra no Patteo Urupema Shopping.
Durante a ação, as crianças presenciarão os autores AnaMarB, Rodrigo Monteiro, Iza Leão e Linda Fuga em seus processos criativos - pintando uma nova obra. Ainda, os alunos serão acompanhados por um monitor cultural, que contextualizará as obras expostas e incentivará um bate-papo sobre arte, criatividade e pertencimento cultural. O mediador cultural, Dorival Martins, contará a história de cada imóvel representado nas obras para as crianças participantes.
“Mais do que apreciar a beleza das obras, queremos que as crianças compreendam a importância da arte como expressão da história e da vida da nossa cidade. É um investimento na formação de cidadãos críticos e sensíveis”, reforça Dela Plata.
As visitações acontecerão no período da tarde, das 14 às 15 horas, começando no dia 16, com o CEMPRE Prof. José Limongi Sobrinho, seguindo com as Escolas Municipais Adolfo Martini e Antonio Nacif Salemi, e finalizando no dia 24 com o CEMPRE Benedito Ferreira Lopes.
Serviço
Exposição "Mogi das Cruzes, Ontem e Hoje - 465 anos de histórias"
Até 28 de setembro de 2025
Local: Patteo Urupema Shopping - 3º andar - Largo do Rosário (Av. Vol. Fernando Pinheiro Franco, 515 - Centro)
Visitação: de segunda a segunda-feira, das 10 às 22 horas

Prefeitura abre inscrições para turmas de iniciação em ginástica rítmica no ginásio Tuta, nesta segunda-feira (15/09)

Saúde intensifica vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens de 9 a 19 anos

Rua Mais Feliz levará serviços essenciais, esporte e lazer à Fazenda Cuiabá neste sábado

Mostra "Mogi das Cruzes, Ontem e Hoje - 465 anos de histórias" fica em cartaz até o dia 28

Reunião na Prefeitura trata de projetos de mobilidade com moradores do Nova Mogilar