Saúde intensifica vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens de 9 a 19 anos 

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

12 de setembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, intensifica a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes e jovens de 9 a 19 anos de idade, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Além de estar disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), a imunização é levada às edições da Rua+Feliz, que reúne serviços e atividades em vários bairros, às escolas atendidas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e à 23ª Feira da Saúde da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), nos dias 20 e 21 de setembro. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e prevenir diversos tipos de câncer relacionados ao vírus.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destaca o compromisso de proteger a população contra o HPV e suas complicações, atuando de forma preventiva. “A vacina contra o HPV é fundamental para prevenir doenças graves no futuro. Precisamos do apoio das famílias para que nenhum adolescente e jovem deixe de ser protegido”, explica a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.

A ação de imunização inclui adolescentes de 15 a 19 anos, que passam a ter acesso gratuito à vacina até o final de 2025, mesmo fora da faixa etária de rotina (9 a 14 anos). O foco é resgatar aqueles que não receberam nenhuma dose. 

“Cada dose aplicada significa mais segurança e menos riscos de complicações no futuro. É um investimento em saúde preventiva e qualidade de vida”, ressaltou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

Locais e horários de vacinação
A imunização contra o HPV está disponível em todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30, incluindo as sete unidades que funcionam com horário estendido até as 18h30: Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Suíssa, Santa Tereza, Jardim Camila e USF Nova Jundiapeba. 

A dose também é aplicada nas edições da Rua+Feliz, que neste sábado (13/09), acontece no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Alcides Pais de Moraes - CEIC Criança Feliz II, na Fazenda Cuiabá. A agenda de programação pode ser consultada no site da Prefeitura Municipal (www.mogidascruzes.sp.gov.br).

Além disso, as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em 25 unidades públicas de ensino da cidade, levarão a vacinação aos estudantes destes locais, e o público participante da 23ª Feira da Saúde da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), nos próximos dias 20 e 21 de setembro, na Policlínica, também contará com a imunização contra o HPV (9 a 19 anos), dengue (10 a 14 anos), meningite ACWY (11 a 14 anos) e gripe (a partir de 6 meses de idade).

Para se vacinar, é necessário apresentar carteira de vacinação, documento oficial com foto e CPF. Quem não tiver a carteira pode receber orientação em qualquer posto. 

Grupos especiais
 Além da faixa etária de rotina e da intensificação, a vacina contra o HPV é indicada para pessoas de 15 a 45 anos que integrem grupos especiais, como portadores de HIV/AIDS, usuários de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), transplantados, pacientes oncológicos, imunossuprimidos e portadores de imunodeficiências primárias. Nestes casos, o atendimento é realizado na Unidade de Atenção aos Programas da Saúde - UAPS 2 (Av. Fausta Duarte de Araújo, 412, Centro), mediante prescrição médica.

Sobre o HPV
O HPV é transmitido por contato direto com pele ou mucosas infectadas, inclusive em relações sexuais. Muitas vezes, a infecção é assintomática, o que facilita sua disseminação. Alguns tipos estão relacionados a verrugas genitais e outros são de alto risco para o desenvolvimento de câncer do colo do útero, pênis, ânus, vulva, vagina e garganta.

A vacina oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é quadrivalente, protegendo contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. No calendário de rotina, é aplicada em dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, mas até dezembro deste ano, foi ampliada para a faixa etária entre 15 e 19 anos.