Operação Cata-Tranqueira atende área central, Vila Oliveira e Socorro no próximo sábado, dia 10

Secretaria de Infraestrutura Urbana

07 de junho de 2023

A Operação Cata-Tranqueira, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, vai atender 10 bairros da área central de Mogi das Cruzes no próximo sábado (10/06). As equipes vão recolher materiais inservíveis descartados pelos moradores. Serão atendidas as vias do Centro, Jardim Esplanada, Parque Monte Líbano, Vila Partênio, Jardim Santista, Jardim Avenida, Vila Hélio, Jardim Armênia, Socorro e Vila Oliveira. No Centro, o recolhimento será feito à noite.

Quem vive nestas localidades deve deixar nas calçadas em frente de casa os itens que queira descartar, na noite de sexta-feira ou às 7h da manhã do próprio sábado. Confira no mapa abaixo as regiões atendidas.

A Operação Cata-Tranqueira foi ampliada recentemente para atuar em todas as regiões da cidade. Para isso, haverá algumas edições às quartas-feiras ao longo do ano. O novo cronograma já está disponível no portal da Prefeitura.

A Operação Cata-Tranqueira faz parte do Plano de Zeladoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, juntamente com o Programa Cidade Bonita, que é o mutirão de manutenção e zeladoria realizado todas as semanas, com duração média de sete dias, com o objetivo de deixar os bairros da cidade em boas condições ao longo de todo o ano. A partir do próximo sábado (10/06), o mutirão vai atuar no Jardim Armênia, Vila Oliveira, Socorro, Nova Socorro e Vila Santa Helena. Confira as vias atendidas no mapa abaixo.

Orientações

A Operação Cata-Tranqueira consiste na recolha semanal por parte das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de materiais inservíveis, que a população deseja descartar, em um conjunto pré-determinado de bairros. Para tanto, basta que as pessoas disponham na calçada em frente às suas casas os itens que desejam descartar, na noite anterior ou antes das 7h no dia da Operação. Caso a demanda no bairro seja muito grande, os serviços são finalizados durante a semana.

Tudo o que é recolhido pela operação recebe a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldade de levar os materiais inservíveis até o Ecoponto mais próximo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. Pneus também são recolhidos pelas equipes, portanto a Operação Cata-Tranqueira ajuda ainda na contenção da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A programação da Operação Cata Tranqueira, assim como do Mutirão Cidade Bonita, estão disponíveis para consulta no portal da Prefeitura.