Pela internet, população poderá apresentar sugestões para revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto
Serviço Municipal de Águas e Esgotos
Documento ficará disponível de 30 de julho a 29 de agosto, nos sites da Prefeitura e do Semae


O Semae e a Prefeitura de Mogi das Cruzes disponibilizam uma nova consulta pública de apoio à revisão e atualização do Plano Municipal de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (PMAE), na fase de prognóstico. O PMAE estabelece metas e prazos para universalização dos serviços de saneamento na cidade até 2033, conforme estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal 14.026/2020).
Serão disponibilizados o documento Síntese do Prognóstico e um link para o formulário pelo qual os interessados poderão enviar sugestões e contribuições ao processo. O material ficará à disposição da população de 30 de julho a 29 de agosto, nos sites da Prefeitura e do Semae.
Diferentemente da fase de diagnóstico, em que foi analisada a situação atual dos serviços de saneamento, o prognóstico faz uma previsão da evolução do sistema e necessidades futuras, considerando fatores como crescimento populacional.
O processo de atualização é composto de cinco etapas. As primeiras foram “Planejamento e plano de trabalho consolidado”, “Mobilização e participação social” e “Revisão e atualização do diagnóstico” (em que também houve consulta pública, de 13 de novembro a 12 de dezembro de 2024). Todas já finalizadas.
Após o “Prognóstico” (fase atual), haverá a etapa “Versão atualizada do PMAE”, seguida de audiência e consultas públicas para aprovação do plano atualizado.
O PMAE vigente em Mogi das Cruzes foi elaborado de acordo com a Lei Federal 11.455/2007, antes do novo Marco Legal.
As dúvidas ou sugestões poderão ser apresentadas pela população e serão compiladas pela equipe responsável pela elaboração do estudo.
O plano é um levantamento minucioso realizado pelo Semae, por meio da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e que prevê um cronograma de obras e investimentos, em função da projeção de crescimento populacional e da malha urbana da cidade. É um instrumento de planejamento setorial, em conformidade com as leis, normas e regulamentações em níveis federal, estadual e municipal,
A Lei Federal 14.026/2020 define como universalização o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033.
Atualmente, Mogi das Cruzes apresenta um atendimento total de água de 91,66%. Quando considerada apenas a área urbana, de atuação do Semae, o atendimento é quase total: 99,48%.
Em relação ao esgoto, o atendimento total é de 84,12%, índice que sobe para 91,29% quando considerada somente a zona urbana. A cidade trata 62,76% do esgoto coletado.

Prefeitura retoma obras de recapeamento na rua Engenheiro Gualberto e beneficia corredor de ônibus

Pela internet, população poderá apresentar sugestões para revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto

Inscrições para cursos gratuitos do Fundo Social podem ser feitas até sexta-feira (01/08)

Agricultura renova licença de mais de 95% dos feirantes e varejistas para atuar na Cidade até 2026

Veado-catingueiro resgatado pelo Centro de Controle de Zoonoses, após ataque de cães, não resiste a ferimentos