Pico do Urubu é destaque para eventos de esporte na natureza e recebe corrida de montanha
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho




Ponto de destaque para passeios da população de Mogi das Cruzes e da região do Alto Tietê, o Pico do Urubu vem ganhando destaque para eventos de esporte de natureza. As ações aproveitam a estrutura existente no local e as diversas possibilidades oferecidas pelas características naturais do local, como as trilhas.
Neste domingo (26/03), será realizado o 4º Desafio Pico do Urubu, uma corrida de montanha com percursos de 14 km, 21 km e 30 km com alto grau de dificuldades e de 4 km e 8 km para iniciantes.
Localizado a mais de 1.100 metros acima do nível do mar, o Pico do Urubu é o local mais alto de Mogi das Cruzes. Tem um caminho íngreme, mas em condições de receber carros de passeio. O local proporciona uma linda vista, tanto para o lado da cidade, quanto para as colinas da Serra do Itapeti, além de ser um ponto privilegiado para a observação do pôr do sol. O Pico do Urubu também é referência para voos de paraglider ou parapente.
As trilhas que chegam até o local e que serão utilizadas no 4º Desafio Pico do Urubu, são um dos destaques para os praticantes de esportes de natureza e para o turismo. Nelas podem ser praticadas modalidades como Trekking, Downhill (descida de bike em alta velocidade) e 4x4.
Para facilitar o acesso e os deslocamentos dos praticantes, a Prefeitura de Mogi das Cruzes instalou, no início deste mês, uma placa com QR Code que apresenta a localização das trilhas e informações sobre cada uma delas, como trajeto, distância, elevação e modalidade ideal de percurso.
Ao todo, oito trilhas estão identificadas no local: Trilha da Onça, Trilha da Aranha, Trilha do Brasília, Trilha do Mirante, Trilha do Espelho I e II, Trilha da Santa Terezinha e Trilha da Avalanche. Todas podem ser exploradas a partir do Pico do Urubu, com exceção da Trilha da Santa Terezinha, cujo acesso é pelo Jardim Aracy ou Estrada da Moralogia.
A orientação da Prefeitura é nunca fazer a trilha sozinho: é importante estar acompanhado de guias de turismo especializados. Recomenda-se que as trilhas sejam utilizadas por adeptos dos esportes de aventura com prática na modalidade de percurso ideal de cada trilha.

Projeto de basquete feminino em Jundiapeba terá apoio e vai representar Mogi das Cruzes na Liga Paulista

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove formação intersetorial sobre o Brincar e a estratégia "Cinco Básicos" no Agosto Verde

Circuito PCD reúne cerca de 120 alunos da rede municipal na 3ª Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas"

Capacitações, oficinas e visitas a creches marcam a segunda semana do Agosto Verde

Mogi das Cruzes abre inscrições para formação da 2ª turma do programa Escola de Líderes