Prefeita Mara Bertaiolli e vice Téo Cusatis participam de ação do Fundo Social com pacientes oncológicos
Fundo Social

A prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis e a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, participaram na manhã desta quarta-feira (22/10) da entrega de flores acompanhadas por cartões motivacionais a pacientes em tratamento contra o câncer atendidos no Centro Oncológico do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar.
A iniciativa integra o projeto Correio Solidário, promovido pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes neste mês de outubro, em alusão à campanha Outubro Rosa, e tem como objetivo oferecer acolhimento e apoio emocional a pessoas que enfrentam o tratamento oncológico na cidade.
Durante a visita, cerca de 200 pacientes receberam flores doadas a pedido do Amigo do Fundo Social, Fred Mello, acompanhadas por mensagens escritas à mão por servidores municipais, que compartilharam palavras de fé, carinho e esperança.
“O Outubro Rosa é um convite à reflexão, à prevenção e, acima de tudo, à solidariedade. Cada flor entregue representa o carinho da nossa cidade com quem está enfrentando a luta contra o câncer, em prol de um atendimento cada vez mais humanizado”, destaca a prefeita Mara Bertaiolli.
A presidente do Fundo Social, Maira Cusatis, ressaltou o valor humano da ação. “O Correio Solidário nasceu do desejo de transformar afeto em força. Cada mensagem escrita à mão é uma forma de dizer a esses pacientes que eles não estão sozinhos e que o amor e a empatia são parte essencial da cura”, afirma.
Já o vice-prefeito Téo Cusatis destacou que o projeto simboliza o compromisso do poder público com o bem-estar das pessoas. “Cuidar é mais do que oferecer serviços de saúde - é também oferecer presença, palavra amiga e esperança. Essa ação reflete o propósito da nossa gestão, que é uma cidade que acolhe, ouve e caminha junto com quem mais precisa”, ressalta.
O superintendente do hospital, João Luiz Rocha, o diretor clínico Luiz Carlos Viana Barbosa, o coordenador da Área de Oncologia e Radiologia, Salomon Benabou, a diretora de Atenção ao Paciente, Renata Ortiz, e a assistente social Giovana Félix acompanharam a ação, que emocionou pacientes e familiares.
A paciente Mercília Aparecida Carvalho, 74 anos, fala sobre a importância da iniciativa. “É um carinho, que melhora o dia da gente”, diz. A opinião é compartilhada por Maria Cristina Trendinella, 73. “Este acolhimento nos dá forças para continuar nesta luta tão difícil contra o câncer”, frisa, emocionada. Quem também apoia a atividade é Marcioni Barros Moura, 40. “Serve de incentivo neste momento em que ficamos tão fragilizados durante o tratamento”, considera.
A avaliação positiva é compartilhada por Sueli Raful, 70. “Gesto lindo, de muito carinho e apoio a quem mais precisa, dando forças para seguir sempre em frente”, aponta. Manoel Ramos de Souza, 70, também destaca a importância da ação. “É um incentivo para que continuarmos firmes na nossa trajetória rumo à cura, nos ajudando a entender que este período de tratamento vai passar”, confia.
Para o superintendente do hospital, João Luiz Rocha, a atividade vem ao encontro do trabalho de conscientização realizado pela unidade de saúde. “A todo momento, mostramos aos pacientes que este não é o final da linha, mas uma parte importante do tratamento para conquistar a recuperação”, enfatiza.
A supervisora de Serviço Social do hospital, Giovana Félix Martins, 41, relembrou sua própria luta contra o câncer. “Neste momento, a gente precisa de forças e são gestos como estes que nos fortalecem”, frisa.
O projeto Correio Solidário já passou por outras unidades de atendimento oncológico da cidade, incluindo o Centro Oncológico (14/10), o Instituto de Oncologia (15/10) e o Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer - GAPC (21/10), levando mensagens positivas e fortalecendo a rede de solidariedade.
Centro Oncológico
Referência para todo o Alto Tietê, o Centro Oncológico do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo foi inaugurado em 2017, após investimento de R$ 27,2 milhões do Governo do Estado para construção do prédio e aquisição de equipamentos, como o acelerador linear utilizado nas sessões de radioterapia.
A conquista teve início em 2012, quando o então prefeito Marco Bertaiolli e o secretário municipal de Saúde à época, Téo Cusatis, atual vice-prefeito, buscaram soluções junto à Secretaria de Estado da Saúde após o descredenciamento do antigo serviço de radioterapia.
Em 2018, a unidade recebeu um novo aparelho de radioterapia, adquirido por meio de emenda parlamentar do então deputado federal Marco Bertaiolli, ampliando em 30% a capacidade de atendimento e garantindo maior qualidade e conforto aos pacientes.
Atualmente, o Hospital faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, que reúne 76 unidades oncológicas em todo o Estado, e é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), atendendo cerca de 90 novos casos de câncer por mês.
Estudantes de escolas municipais recebem canecas de cerâmica, que produziram em oficina no Casarão do Chá
UPA do Rodeio completa 10 anos com cerca de 12 mil atendimentos mensais
Academia do Jovem no Parque da Cidade recebe nova cobertura para atendimento dos usuários
CCZ é acionado para capturar gato-mourisco avistado no bairro Taboão
Semae fará manutenção de bombas que abastecem região do Itapeti, nesta quarta (29)