UPA do Rodeio completa 10 anos com cerca de 12 mil atendimentos mensais
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rodeio completa, nesta sexta-feira (24/10), 10 anos de funcionamento, consolidando-se como uma das principais portas de entrada para o atendimento de urgência e emergência em Mogi das Cruzes. Inaugurada em 2015, a unidade - a primeira da cidade neste formato - realiza cerca de 12 mil atendimentos por mês, funcionando 24 horas por dia e acolhendo moradores do Rodeio, Jardim Maricá, Cezar de Souza, Botujuru e de diversas regiões do município.
Construída por meio de parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo Federal, a UPA Rodeio teve investimento de cerca de R$ 3,7 milhões à época, e foi inaugurada durante a gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli, quando o atual vice-prefeito, Téo Cusatis, era secretário municipal de Saúde.
Com localização estratégica na Avenida Pedro Romero, trecho da Via Perimetral, a unidade representa uma conquista importante para a ampliação do acesso aos serviços de saúde no município. O equipamento conta com oito leitos de observação, incluindo dois leitos de observação pediátrica, um leito de isolamento e dois leitos de emergência, equipe de médicos em regime de plantão 24 horas por dia, para atendimento de urgências e emergências a usuários de todas as idades.
Nesta sexta-feira (24/10), o secretário adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot, esteve na unidade e entregou uma homenagem às recepcionistas Stella Flávia Teixeira Reis do Nascimento, 50 anos, e Marisa Takasahi, 59, que atuam na UPA Rodeio desde a inauguração. “Acompanhamos o crescimento e a evolução da unidade. No início, eram cerca de 60 atendimentos por dia, e hoje já são aproximadamente 400”, relembra Stella.
Marisa também recorda o início da trajetória. “Quando começaram a conhecer a UPA, as pessoas foram falando umas para as outras e o movimento foi crescendo. Hoje, o local é referência até para quem mora em outros bairros”, destaca.
Para o secretário adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot, a unidade é um exemplo de estrutura pública consolidada e essencial para a rede municipal. “A UPA do Rodeio é um símbolo do compromisso de Mogi com um atendimento humanizado e eficiente. Em 10 anos, a unidade se transformou em referência regional, com profissionais dedicados e um serviço que a população reconhece e confia”, enfatiza.
Usuários como a atendente Bianca Cotrim, moradora da Vila Suíssa, reforçam a importância do serviço. “Sempre fui muito bem atendida aqui. Mesmo quando morava longe, era para cá que eu vinha quando precisava de atendimento”, afirma.
O autônomo Mike Rocha dos Reis, 43 anos, também elogia a unidade. “Moro no Botujuru e sempre resolvo tudo aqui. Não tenho nenhuma queixa, porque o atendimento é excelente”, destaca.
A supervisora Thayná Freitas, 36, que esteve na UPA acompanhando a filha Sophia, 13, também aprovou a qualidade do serviço. “O atendimento é muito bom, desde os médicos até o pessoal da recepção. O melhor é que a gente já sai com os medicamentos em mãos”, afirma.
Estudantes de escolas municipais recebem canecas de cerâmica, que produziram em oficina no Casarão do Chá
UPA do Rodeio completa 10 anos com cerca de 12 mil atendimentos mensais
CCZ é acionado para capturar gato-mourisco avistado no bairro Taboão
Semae fará manutenção de bombas que abastecem região do Itapeti, nesta quarta (29)
Prefeitura realiza audiência pública sobre orçamento de 2026, nesta terça-feira (28)