Prefeitura conclui limpeza do Córrego dos Canudos com 192 toneladas de material removido
Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria
Os trabalhos visam preparar a cidade para mais um período de chuvas e reforçam a necessidade de combater o descarte irregular


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria acaba de concluir trabalhos de limpeza do Córrego dos Canudos, na altura do entroncamento entre a avenida Francisco Ferreira Lopes e Júlio Simões, em Braz Cubas. Os serviços contemplaram uma extensão de aproximadamente 185 metros e demandaram 26 viagens de caminhão, com um total de 192 toneladas de material retirada do curso d´água.
Esta é mais uma frente de serviços preventivos à Operação Verão, que visam deixar a cidade mais bem preparada para o próximo período de chuvas. Além do Córrego dos Canudos, já receberam os trabalhos o Córrego dos Corvos, em Cezar de Souza e também estão no pacote o Córrego do Gregório e Córrego Lavapés. Os trabalhos são executados com equipes próprias da Secretaria.
A limpeza de córregos é essencial para prevenir enchentes, além de contribuir para a saúde pública e o meio ambiente. A remoção de lixo, sedimentos e outros detritos garante o escoamento das águas das chuvas, o que evita a ocorrência de transbordamentos e alagamentos. Trata-se de um serviço rotineiro, realizado ao longo de todo o ano pela Secretaria de Serviços Urbanos, porém que ganha reforço nesta época, em função da estiagem e também da proximidade com mais um verão.
Além de acúmulo de terra, areia e rochas, é comum, no decorrer de trabalhos de limpeza, deparar-se e ter com quantidade expressiva de lixo e entulho descartados irregularmente em cursos d´água. Por isso, a Prefeitura reforça o pedido de colaboração da comunidade no que se refere ao combate a essa prática, lembrando que esta é uma responsabilidade de todos.
O descarte irregular não só contribui para a ocorrência de alagamentos, como também causa prejuízos ambientais, gastos adicionais com limpeza pública e risco à saúde humana, pela possibilidade de contaminação. Todos os meses, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria removem cerca de 600 toneladas de material proveniente de descarte irregular de lixo e entulho. Trata-se, portanto, de um empenho de recursos humanos e financeiros, que poderiam estar dedicados a outras finalidades.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes lembra ainda que o descarte irregular não se justifica, pois a cidade possui coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva e a Operação Cata-Tranqueira, que recolhe objetos sem serventia. Adicionalmente, o município conta com quatro Ecopontos (Jardim Armênia, Cezar de Souza, Jundiapeba e Parque Olímpico), que funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 18, fechando aos domingos para manutenção e limpeza interna.
A orientação aos moradores é que, ao flagrar este tipo de comportamento, entrem em contato imediatamente com o Departamento de Fiscalização de Posturas, pelo telefone 153. Ao receber a denúncia, uma equipe é enviada para realizar a fiscalização.
Por se tratar do maior município do Alto Tietê em área (712 km²), o auxílio da população é fundamental para coibir esta prática, somado ao fato de que, para que a autuação seja feita, é necessário o flagrante da prática. O valor da multa varia conforme o volume e tipo de material descartado, podendo oscilar entre R$ 4.766,00 e R$ 47.660,00.
A administração municipal lembra ainda que o descarte irregular de lixo é crime ambiental, passível de multa e sanções previstas em lei federal - Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). O infrator pode ser responsabilizado não só pela multa, como também pela limpeza da área afetada.

Outubro Rosa: palestra a servidoras do Semae Mogi das Cruzes orienta sobre prevenção ao câncer de mama

Prefeitura de Mogi amplia pontos de coleta da Campanha Outubro Rosa

Assistência Social promove neste domingo evento de combate ao trabalho infantil no Parque Centenário

Feira Noturna de Braz Cubas promove ação solidária com aula gratuita de FitDance nesta quinta-feira (23)

Escolas municipais de Mogi recebem apresentações itinerantes do Cine Ecologia até esta sexta-feira (24/10)