Prefeitura entrega nova creche em Jundiapeba, ampliando o atendimento da educação infantil

01 de junho de 2023

A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou na manhã desta quinta-feira uma nova creche em Jundiapeba, o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Educador Maurício Chermann. A unidade tem capacidade para atender 195 alunos em período integral. Pais e familiares de alunos acompanharam a entrega, que contou com a presença do prefeito Caio Cunha e da vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.

Mogi das Cruzes tem sido referência no atendimento á Primeira Infância com o programa Mogi, Cidade da Criança. “Temos feito um trabalho muito significativo com a Primeira Infância, que tem ganhado destaque, como a premiação que recebemos recentemente reconhecendo Mogi como gestão inovadora e provedora da gestão de dados com o programa Mogi, Cidade da Criança”, disse o prefeito.

Em um trabalho intersetorial, a Prefeitura de Mogi está cruzando os dados das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde para fazer um mapeamento individual dos alunos com o acompanhamento de frequência escolar e as necessidades de cada criança. “Isso é muito importante porque nos ajuda a tomar uma decisão mais acertada e customizada. Precisamos investir mais do que em concreto, precisamos investir nas crianças que serão os futuros líderes da nossa cidade”, completou.

O atendimento da unidade poderá ser ampliado com a oferta de turmas em período parcial. A entrega da nova unidade escolar também faz parte das ações do programa pelos pequenos mogianos com o atendimento de alunos do berçário ao Infantil IV. “Estamos muito empenhados em fazer essa transformação na educação. Essas crianças estão vindo de formas tão especiais e vamos trazer uma educação muito elaborada, de qualidade, com muito foco e transformação para eles”, disse a vice-prefeita. A nova unidade possui sete salas de aula, dois berçários, área administrativa e 10 soluções sustentáveis.

Foram investidos R$ 2.865.167,12 na construção do novo prédio. A creche é administrada pela Fraternidade Santo Agostinho, que atua há 27 anos no bairro, onde administra mais duas unidades escolares (CEIM Marcus Adalberto Abib e CEIM Débora de Siqueira Bitarães Franco). A entidade é presidida por Maria de Lourdes Silva Almeida. A diretora pedagógica da creche é Edy Rachel dos Santos Godoy.

A secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, destacou a importância da participação da comunidade na escola. “É importante a participação de todos, pais, líderes comunitários e toda a comunidade para que nossas crianças recebam uma educação de qualidade e potente”. A secretária adjunta, Andréa Pereira de Souza, também participou do evento.

Solenidade
A nova creche recebeu o nome do educador Maurício Chermann, que completaria 96 anos nesta quinta-feira (01/06). Reconhecido com um dos maiores expoentes da Educação brasileira, foi pioneiro no ensino superior de Mogi, Suzano e região do Alto Tietê. Foi um dos fundadores e ex-reitor do Centro Universitário Braz Cubas.

Apaixonado por inovação e tecnologia, Chermann foi um dos principais atores para a introdução da Educação à Distância (EAD) no ensino superior brasileiro. Débora Chermann, filha do patrono, falou em nome da família. “Se hoje estamos vivendo a transformação digital nos negócios e em nossas casas, meu pai iniciou as mudanças bem antes de agosto de 2020,  quando nos deixou. Que esse momento sirva de inspiração para cada um aqui presente e para as crianças que sonham por um futuro melhor e promissor na educação”, disse.

O evento contou com a apresentação da turma de madeiras do Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, que faz parte do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Secretaria Municipal de Educação com gestão da Sinfônica Mogi. Alunos e educadoras do CEIM Educador Maurício Chermann fizeram duas apresentações com o tema do circo.

Estiveram presentes o secretário municipal de Urbanismo, Claudio Rodrigues e a adjunta da Pasta, Nídia Cristoforo, o secretário de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan, responsável pela propositura de denominação da creche e os vereadores Johnross Jones, Gustavo Siqueira, Edson Pereira, Malu Fernandes, Eduardo Ota, Osvaldo Antonio da Silva e Carlos Lucarefski.