Prefeitura inicia capacitação de servidores para prestação de contas digital

Secretaria de Finanças

Iniciativa atende a determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e proporcionará ganho de agilidade para gestores

09 de junho de 2025
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A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Finanças, iniciou nesta segunda-feira (09/06) a capacitação “Sistema de Gestão de Parcerias do Terceiro Setor”, para servidores de diversos departamentos sobre a nova metologia de prestação de contas de entidades que recebem subvenção do município, que a partir de 2026 será, obrigatoriamente, de forma digital, conforme determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

A remessa eletrônica obrigatória de dados valerá para todas as instituições do Terceiro Setor (contratos de gestão, termos de parceria, convênios e termos de colaboração ou de fomento e seus respectivos termos aditivos).

A medida atende à Fase V do projeto Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (Audesp), que de acordo com o Tribunal de Contas do Estado tem o objetivo de aperfeiçoar o controle de gestão governamental por meio da tecnologia da informação, aprimorando procedimentos e buscando maior agilidade nos trabalhos.

O secretário municipal de Finanças, Robson Senziali, fez a abertura da capacitação. Ele agradeceu a adesão dos servidores e lembrou que, para além do atendimento a uma exigência do TCE, o novo procedimento proporcionará um ganho de agilidade para os gestores.

“Este ano, estamos numa fase experimental, ouvindo vocês para considerarmos as especificidades de cada setor, como um período de adaptação, e início do piloto com todas as informações do módulo de prestação de contas”, afirmou a diretora do Departamento de Orçamento e Contabilidade, Elisangela Gomes Pereira da Rocha, ao grupo de servidores.

A capacitação é conduzida por técnicos da Inovação Gov, empresa de consultoria que atua em projetos de modernização administrativa, e pela chefe da Divisão de Controle de Subvenção da Secretaria de Finanças, Andreia Silveira Gomes Silvério.