Projeto de lei para ampliação do efetivo da Guarda Municipal é encaminhado à Câmara

Secretaria de Segurança

07 de junho de 2023

O prefeito Caio Cunha encaminhou, no início da noite desta terça-feira (06/06), um projeto de lei à Câmara Municipal para o aumento do efetivo da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes. A assinatura do documento e o encaminhamento ao Poder Legislativo foram realizados durante reunião com o vereador Maurino José da Silva, presidente da Comissão de Transporte e Segurança Pública.

O projeto de lei prevê a criação de 148 novos cargos para a Guarda Municipal e deverá ser analisado pelos vereadores. Com a aprovação, o efetivo da corporação passaria a contar com 402 guardas municipais. Atualmente, o contingente é de 254 profissionais.

“O fortalecimento da Guarda Municipal é um compromisso da administração e ampliar o efetivo da corporação faz parte deste trabalho, junto com o investimento em novos equipamentos, treinamento e tecnologia. O objetivo é melhorar a cada dia segurança da população, em um trabalho conjunto com as Polícias Militar e Civil”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, o secretário adjunto da pasta, Alexandre Ribeiro, e o comandante da Guarda Municipal, Walter Siqueira, também participaram da reunião.

A ampliação do número de guardas municipais em Mogi das Cruzes faz parte de uma série de ações na área de segurança pública que estão sendo adotadas pela Prefeitura. Em março, 28 novos guardas municipais passaram a atuar nas ruas da cidade.

A corporação também recebeu oito novas viaturas, destinadas à  Ronda Ostensiva Municipal (Romu), à Patrulha Maria da Penha e ao patrulhamento de área. O investimento nos veículos foi de R$ 2.280.590,50. Além disso, 12 novas motocicletas serão entregues em breve para reforçar o trabalho nas ruas.

O investimento em tecnologia também é destaque no trabalho desenvolvido pela Prefeitura na área da segurança. A administração municipal já instalou 40 totens de segurança em Mogi das Cruzes, sendo 10 equipamentos em praças e áreas públicas e 30 estruturas nas proximidades de escolas. As imagens são monitoradas na Central de Monitoramento de Totens, entregue no segundo andar do prédio da Prefeitura.

Além disso, está em andamento a substituição de 118 câmeras de monitoramento antigas por modelos mais novos e modernos. O trabalho, realizado na região central e em bairros, começou em abril e já está cerca de 80% concluído.

A população também pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153, um serviço que funciona 24 horas por dia.