Quatro escolas jogarão a etapa final da Queimada na 1° Olimpíada e Paralimpiada da rede municipal

31 de maio de 2023

Nesta quarta-feira (31/05) o Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira - Tuta, no Mogilar, sediou as quartas de final da modalidade Queimada na 1° Olimpíada e Paralimpiada "Pequenos Esportistas, realizada pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped). Oito escolas disputaram os jogos e quatro delas se classificaram para a semifinal, que aconteceu logo em seguida. A final da competição será na próxima terça-feira (06/06).

A primeira escola a garantir o seu lugar na final foi o CEMPRE Oswaldo Regino Ornellas, em Jundiapeba. “A expectativa é sempre ganhar. Os jogos são difíceis, temos que lidar com o nervosismo, uma quadra diferente, mas os alunos estão de parabéns, a organização está de parabéns. Todos os times se empenharam bem.”, comentou o coordenador das oficinas esportivas da escola, Douglas Amorim.

Em meio a comemoração do time, o aluno Kauan Cavalcante, de 10 anos, expôs sua felicidade com o resultado.  "Foi muito difícil chegar aqui, mas a sensação de ter ganhado é muito boa. Agora é ir para o próximo jogo e representar o time”. Eles irão disputar o primeiro lugar no próximo jogo. O Cempre Oswaldo foi o vencedor do I Campeonato de Queimada das Escolas de Tempo Integral, promovido pela Secretaria de Educação no ano passado.

A partida será com a EM Des. Armindo Freire Marmora, da Vila Nova Aparecida. Apesar de disputas acirradas nas quartas e semifinal, as expectativas são altas para a próxima partida. “O jogo foi bem difícil, o grupo que estávamos jogando era um grupo muito forte, mas mesmo assim foi maravilhoso. A expectativa agora é de ser campeão”, destacou o professor de Educação Física do período integral da unidade escolar, Rafael de Lima.

A disputa pelo terceiro lugar será entre as escolas EM Profª Cynira Oliveira de Castro, na Vila Suissa e a EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, em Nova Jundiapeba. Também participaram dos jogos desta quarta-feira (31/05), EM Prof. Adolfo Martini (Vila Industrial), o time formado pelos alunos da EM Fujitaro Nagao e EM Bairro São João (Cocuera), a EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda (Parque Olímpico) e a EM Prof. Hélio dos Santos Neves (Residencial Novo Horizonte).

Os jogos finais também acontecerão no Ginásio Tuta, a partir das 13h30 do dia 6 de junho. A Queimada é a primeira modalidade da iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Até outubro, mais sete modalidades esportivas (Xadrez, Futsal, Atletismo, GPT - Ginástica para Todos, Lutas e duas modalidades paraolímpicas) serão disputadas, reunindo aproximadamente 2,5 mil alunos de 34 escolas da cidade, que aderiram à iniciativa.