Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes promoveu formações para profissionais da rede municipal de ensino na última sexta (26/05)
Secretaria de Educação
A última sexta-feira (26/05) foi marcada por encontros formativos promovidos pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio dos departamentos Pedagógico e de Educação Especial e Inclusiva. As formações tiveram como público-alvo Professores, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI), os Profissionais de Apoio, Especialistas da EMESP Prof. Jovita Franco Arouche e do Departamento de Educação Especial e Inclusiva da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes.
A formação online para professores de creches subvencionadas e ADIs da rede municipal de ensino, organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped) teve como tema “A Literatura na Primeira Infância: possibilidades de leitura e mediação”. Este foi o segundo encontro do projeto Território da Leitura, destinado às turmas de Infantil III e IV e faz parte das datas de reunião de Organização do Trabalho Escolar (OTE) previstas no calendário das unidades escolares. A iniciativa estimula a prática da leitura nos ambientes escolares e familiares.
A palestra foi ministrada pela educadora, escritora e contadora de histórias, Karen Rodrigues, que destacou a importância do ato da leitura na vida das crianças. “Quando contamos uma história e apresentamos um livro, abrimos uma janela para o mundo”, disse. Durante a live, conduzida pela técnica do Deped, Ana Clara Faria, foram apresentados os diferentes tipos de abordagem que podem ser usados no momento da contação e mediação de histórias com os alunos.
No mesmo dia, os Profissionais de Apoio e os Especialistas da EMESP Prof. Jovita Franco Arouche e do Departamento de Educação Especial e Inclusiva participaram do segundo encontro presencial de formação deste ano sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), que estão sendo ministradas pela empresa Foccus Educação e Tecnologia. O tema também faz parte da programação de formação de professores das turmas regulares da rede municipal de ensino.
A formação dos Profissionais de Apoio contou ainda com o conteúdo organizado pela equipe da Divisão de Apoio à Inclusão Escolar e abordou o tema “Estratégias e práticas para trabalhar com alunos com TEA em sala de aula”, ministrado pela professora especialista Heidi Ribeiro da Costa. A formação destacou a rotina na classe, dicas visuais, história social, antecipação de temas para os alunos e recursos pedagógicos.
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