Secretaria de Educação encerra semana de formações para profissionais de apoio da rede municipal
Secretaria de Educação
As palestras do último dia de formação foram conduzidas por professoras do setor de Atendimento Educacional Especializado (AEE)






A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Serviço de Apoio Pedagógico (Sapi) do Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI), concluiu na última sexta-feira (25/07) uma programação voltada para a formação dos profissionais de apoio da rede municipal, que atuam com as crianças público-alvo da Educação Especial nas escolas. Os encontros aconteceram no Cemforpe, em dois períodos, desde a última terça-feira (22/07).
A secretária de Educação, Darly Carvalho, destacou que a programação foi construída a partir das demandas vividas nas escolas municipais. "A gestão da prefeita Mara Bertaiolli tem se dedicado a olhar com atenção e sensibilidade para todas as áreas da Educação. Essa formação foi pensada para oferecer ferramentas que dialogam com o cotidiano dos profissionais de apoio e fortaleçam práticas inclusivas nas escolas", destacou.
As palestras do último dia de formação foram conduzidas por professoras do setor de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Pela manhã, a educadora Edvania Cristina Cipriano Rodrigues da Silva abordou o tema "Acessibilidade curricular na prática". À tarde, as docentes Débora Thomsen e Heidi Ribeiro da Costa ministraram a palestra "A importância da acessibilidade para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)".
As professoras destacaram a importância de uma formação constante para as profissionais de apoio. "Esses momentos são fundamentais. Estamos sempre aprendendo algo novo, uma técnica, uma estratégia", afirmou Débora. "Eles estão no cotidiano da criança, no coletivo da sala de aula e trazem um retorno real do que vivenciam, ajudando a romper preconceitos, a construir empatia e a transformar a inclusão em uma realidade nas escolas", explicou Heidi.
Para os profissionais de apoio, os dias de formação foram de muito aprendizado. "São várias dicas que podemos levar para o dia a dia na escola e contribuir com o desenvolvimento dos alunos", disse Francisca Flaviana do Nascimento, que trabalha na EM Profª Cynira Oliveira de Castro (Vila Suissa). "Foi importante para me preparar para o retorno das aulas, pensando onde eu posso melhorar", declarou Lucas Rodrigues de Campos, que atua na EM Coronel Almeida (Centro).
Nos outros dias de formação, as palestras abordaram temas como "Cuidados necessários com a alimentação", "Caminhos acessíveis para crianças e estudantes com mobilidade reduzida", "Acessibilidade e inclusão: ver além dos limites", "Compreendendo a presença do aluno surdo: história, cultura e práticas pedagógicas", "Currículo natural" e "Construindo acessibilidade - tecnologia de baixo custo".

1ª Gincana Poliesportiva 60+ reúne mais de 500 pessoas

Prefeita Mara Bertaiolli homenageia escolas municipais premiadas pelo Programa Alfabetiza Juntos SP

Festival de Inverno de Mogi das Cruzes encerra programação com concerto sinfônico na sexta, 1

Serviços oferecidos à população durante a Rua Mais Feliz no Parque da Cidade beneficiam milhares de pessoas

Ação de conscientização atende 300 motociclistas e marca a Semana de Prevenção a Sinistros