Semana do Brincar em Mogi das Cruzes mobilizou alunos, educadores e famílias

29 de maio de 2023

O brincar e a leitura tomaram conta do Parque Centenário, em Mogi das Cruzes, na manhã deste domingo (28/05) com o evento “Vem brincar no Parque”, que comemorou o Dia Mundial do Brincar, festejado no dia 28 de maio.  As atividades mobilizaram crianças, educadores e famílias com diferentes brincadeiras envolvendo a natureza e as ações do projeto Mogi, Cidade Leitora. A programação da edição municipal da Semana Mundial do Brincar começou no dia 22 em escolas e creches da rede municipal de ensino.

As crianças brincaram de jogo da velha com bambu, corrida da taioba, pintura, caça ao tesouro, amarelinha, ciranda e outras brincadeiras. “Foi incrível ver as crianças brincarem junto com suas famílias, professores e instrutores. Todos interagindo ao ar livre em um ambiente que convidada à criatividade e à imaginação”, disse a vice-prefeita Priscila Yamagami Kahler. As atividades foram conduzidas pelos técnicos do departamento e alunos de cursos de graduação do Centro Universitário Braz Cubas.

Um dos destaques da semana foi o bate-papo musical com o grupo Tiquequê, realizado na noite de sexta-feira (26/05) no Auditório do Cemforpe. Cerca de 500 educadores da rede municipal aprenderam a fazer música a partir dos sons do corpo e brincadeiras com a dupla formada por Diana Tati e Wem. Há 20 anos, o grupo cria espetáculos infantis que unem música, dança, teatro e narração de histórias, reinterpretando cantigas e canções do passado e do presente. O vereador Edson Santos participou do evento.

O envolvimento dos participantes emocionou os artistas, acostumados com plateias infantis. “Queria agradecer a todas as educadoras e educadoras que lá estiveram e nos prestigiaram dessa forma. Além de lisonjeada como artista, como professora, sai de Mogi cheia de orgulho de pertencer a essa classe de profissionais tão importante e potente”, disse Diana. A participação da dupla contou com a parceria da Matific.

A Semana do Brincar, organizada pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes por meio do Departamento Pedagógico, teve como tema “A natureza no brincar”, o que levou milhares de alunos da rede municipal de ensino e educadores a sair das salas de aula e brincar com elementos da natureza durante a semana passada.

Uma das escolas foi o Cempre Dra. Ruth Cardoso, no Jardim Layr, que concluiu nesta segunda-feira (29/05) a Gincana da Semana do Brincar. Para Juliana Alvim, professora afastada para as ações pedagógicas, o diferencial desta semana foi a temática do brincar que norteou as atividades do período integral e o engajamento dos alunos.

Thayla Miguel Mariano, Amanda Gabrielly de Oliveira Silva e Giovanna Fragnani, alunas do 4º ano do ensino fundamental aprenderam a preservar a natureza. “Foi legal descobrir coisas novas sobre a natureza. Aprender a brincar com a natureza sem destruir”, disse Giovanna. Os alunos fizeram gritos de garra e bandeiras com elementos da natureza.

“Foi uma semana maravilhosa com um tema tão rico e fundamental para nossas escolas, o brincar. Nesta edição, especialmente, o brincar com elementos da natureza, que proporcionaram vivências interessantes e memórias afetivas para a vida das nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos. A partir deste ano, a Semana do Brincar passou a fazer parte do Calendário de Eventos Oficiais da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Lei Municipal nº 7.900 de 21 de março de 2023.