Time de Queimada do Cempre Oswaldo levanta a taça da 1ª Olimpíada e Paralimpíada da rede municipal de ensino

Secretaria de Educação

07 de junho de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

O CEMPRE Oswaldo Regino Ornellas, em Jundiapeba, levou o troféu de primeiro lugar na modalidade Queimada na 1° Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas", realizado pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico (Deped). As quatro escolas finalistas se enfrentaram na tarde desta terça-feira (06/06) no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira - Tuta, no Mogilar. A próxima modalidade será o Atletismo, programado para os dias 13, 14 e 15 de junho.

A unidade escolar disputou o primeiro lugar com a EM Des. Armindo Freire Marmora, da Vila Nova Aparecida. “O processo evolutivo das crianças é o mais satisfatório. Quando pegamos uma criança, geralmente de uma área como a de Jundiapeba, que é mais vulnerável, elas têm uma dificuldade, mas quando temos um professor engajado junto deles e que acredita no seu potencial, o resultado é esse”, destacou o coordenador das oficinas esportivas do CEMPRE Oswaldo, Douglas Amorim.

No ano passado, a unidade foi vencedora do I Campeonato de Queimada das Escolas de Tempo Integral, promovido pela Secretaria de Educação. O terceiro lugar foi garantido pela EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, em Nova Jundiapeba, que venceu um jogo bastante disputado com a EM Profª Cynira Oliveira de Castro, na Vila Suissa. "Eu achei muito legal participar, apesar de ficarmos em quarto lugar. Acredito que podemos alcançar uma posição melhor em uma outra oportunidade. Ganhando ou perdendo, não podemos desanimar”,  comentou o aluno Murilo Aguiar, de 10 anos.

A secretária de Educação Patrícia Helen Gomes dos Santos acompanhou as finais e conversou com os alunos sobre a importância de respeitar o adversário. “Foram dias incríveis de jogos em diferentes pontos da nossa cidade, mobilizando alunos, professores e a comunidade. Hoje vocês merecidamente chegaram à final e fizeram o melhor para ganhar, mas não podemos esquecer que devemos tratar os colegas com respeito”.  A programação dos jogos de Queimada começou no início de maio com partidas realizadas em quatro setores da cidade.

O aprendizado durante os dois meses de competição foi destacado pela coordenação do evento. “Foi um aprendizado para todos nós da coordenação do evento, para os professores e para as crianças, principalmente. Uma das vivências mais emocionantes que tivemos foi ver crianças que não conheciam o espaço, por exemplo, aqui do Tuta, e ficaram impressionadas com as possibilidades. Foi um período muito bacana de muito aprendizado e sempre vamos buscando melhorar”, disse a Ana Carolina Faber Boog, técnica do Deped..

A importância da ação foi salientada pela sua parceira, a técnica pedagógica Mônica Senziali. “Além dos especialistas que estão nas escolas, nós também contamos com esse campeonato para trazer um pouco mais de vivência esportiva para nossos alunos. Uma coisa é você jogar na escola ou na aula de Educação Física, outra coisa é você participar de um evento onde você representa a sua escola, que envolve nervosismo, a capacidade de saber lidar com as emoções, viver momentos de grande adrenalina, o que é necessário”.

A segunda modalidade na 1° Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas" será o Atletismo com atividades entre os dias 13 e 15 de junho. O esporte também terá a modalidade paralímpica no dia 28 de junho. Até outubro serão realizadas as competições de  Xadrez, Futsal, GPT - Ginástica para Todos, Lutas e mais uma modalidade paralímpica. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.