Outubro Rosa: palestra a servidoras do Semae Mogi das Cruzes orienta sobre prevenção ao câncer de mama

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

22 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Semae Mogi das Cruzes realizou, na tarde de terça-feira (21/10), uma palestra para servidoras da autarquia sobre cuidados com a saúde e prevenção ao câncer de mama. A médica de família, geriatra, acupunturista e homeopata Lorenlay Rachid explicou o que é o câncer e as formas de tratamento, mas enfatizou os cuidados para obter um diagnóstico precoce e, principalmente, reduzir a possibilidade de surgimento da doença. A atividade integra o calendário do Outubro Rosa.

“O câncer é a desestruturação de uma célula que começa a se multiplicar de forma desordenada. E ao contrário do que muitos acreditam, a genética não é o fator determinante. Por ano, a média de novos casos de câncer fica entre 70 mil e 75 mil, e a menor parte é por questões genéticas. A maioria está relacionada à forma de vida e ao ambiente, incluindo alimentação e modo de vida saudáveis”, alertou.

A médica também orientou sobre autoexame e listou fatores de risco. “Quem tem um corpo inflamado está dando terreno para o crescimento desordenado de células. Por isso, é importante evitar alimentos que inflamam, como o açúcar, por exemplo, evitar cigarros e bebidas alcoólicas e prevenir a obesidade, entre outros cuidados”, destacou a médica.

O diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, agradeceu a presença da profissional e das servidoras que acompanharam a palestra. “Cuidar da nossa saúde é se importar e cuidar também de quem a gente ama, de quem nos espera em casa. O conhecimento é fundamental, entendendo que a prevenção é a arma mais importante nessa batalha”, disse o diretor.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, criado nos Estados Unidos no início dos anos 90 e que se expandiu globalmente, com o objetivo de reduzir a mortalidade e aumentar o acesso a informações, exames e tratamentos.

A campanha reforça a necessidade de exames regulares e do autocuidado como formas de diminuir a mortalidade, unindo conscientização, prevenção, atividades físicas, cultura e solidariedade.

Em Mogi das Cruzes, a campanha começou em 1º de outubro e segue até o dia 31, com um mês repleto de atividades de prevenção, informação, cultura, esporte e de solidariedade, buscando conscientizar a população e fortalecer o apoio às entidades que acolhem pacientes em tratamento.

“O Outubro Rosa é mais do que uma campanha, é um movimento de amor à vida. Estamos unindo forças para garantir prevenção, acolhimento e cuidado para todas as mulheres de Mogi das Cruzes. Nossa missão é salvar vidas por meio da informação, do diagnóstico precoce e do acesso aos exames", afirma a prefeita Mara Bertaiolli.


No link abaixo, veja a programação dos próximos eventos:
https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/agenda-da-cidade/evento/outubro-rosa-2025