Profissionais da alimentação escolar participam de formação sobre a execução do cardápio
Secretaria de Educação




A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realizou na tarde desta quarta-feira (02/03) a formação “Execução de cardápios – Cuidados dentro da cozinha”, organizada pelo Departamento de Alimentação Escolar. Mais de 500 profissionais que atuam nas cozinhas das escolas municipais e creches subvencionadas participaram do encontro, que abordou as boas práticas na manipulação de alimentos, além de informes sobre o abastecimento nas unidades escolares.
Esta é a segunda formação realizada neste ano para os profissionais. “Conversamos em fevereiro sobre as diretrizes para a confecção de cardápios, que segundo a legislação devem ser cada vez mais saudáveis. Hoje damos sequência com temas obrigatórios, que são as boas práticas na cozinha e a execução deste cardápio”, explicou a nutricionista Bruna Mariana Braga.
A programação também contou com informações sobre o abastecimento de produtos de mercearia e perecíveis, pedidos de gás e mudanças no cardápio. As questões sanitárias e a importância dos cuidados nas cozinhas foram abordados pela chefe de Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Débora Iolanda Cardoso.
Durante o encontro, o diretor do Departamento de Alimentação Escolar, Caio Lage dos Santos da Silva, destacou a participação de Mogi no Programa Merendeiras do Brasil, programa de televisão realizado pelo Governo Federal que escolherá a melhor merendeira do Brasil. “É muito significativo participarmos de um programa como este, representando o Estado de São Paulo. A alimentação escolar de Mogi é referência e quem faz esse diferencial são vocês. Nossa cidade foi escolhida por tudo o nós fazemos”, disse.
Mogi foi convidada a participar da competição pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) do Ministério da Educação devido ao seu destaque no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A cidade investiu 46,6% no programa na agricultura familiar, superando os 30% determinados na legislação. A profissional, que representará a cidade e o Estado de São Paulo, é Geralda de Oliveira Leite Silvano, Auxiliar de Desenvolvimento da Educação (ADE) da EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó. “É uma honra representar todos vocês. Vou fazer o meu melhor”, disse Geralda, a tia Gê.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho apresenta conquistas dos primeiros 100 dias de atuação

Secretaria de Meio Ambiente promove visitas monitoradas ao Parque Municipal

Mogi das Cruzes inicia participação nos Jogos da Melhor Idade neste fim de semana

Prefeitura inicia obras de coleta e tratamento de esgoto em Jundiapeba; investimento é de R$ 12,2 milhões

3ª edição do Programa Seu Amigo Pet realiza Mutirão de Castração e oferece serviços em Jundiapeba