Coca-Cola FEMSA investe mais de R$ 600 milhões em Mogi e refrigerantes voltarão a ser fabricados na cidade
Gabinete
Anúncio foi feito nesta quarta-feira (06/08), na unidade mogiana, ao lado da prefeita Mara Bertaiolli e vice Teo Cusatis; Expansão gera novos empregos e fortalece a presença da companhia no município






A maior fabricante do Sistema Coca-Cola em volume de vendas no País, a Coca-Cola FEMSA Brasil anunciou na tarde de quarta-feira (06/08) a ampliação da sua fábrica em Mogi das Cruzes. No total, serão investidos mais de R$ 600 milhões na construção de duas novas linhas dedicadas à produção de refrigerantes.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (06/08), durante reunião entre a prefeita Mara Bertaiolli e a gerência industrial em Mogi, Juan Martinez. Participaram do encontro o vice-prefeito Teo Cusatis, o presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira, o Farofa, o diretor geral do Semae, José Luiz Furtado, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, e o adjunto Cláudio Costa. Pela Coca-Cola FEMSA Brasil, também estiveram presentes o gerente industrial para fabricação de água, Luis Noronha, a head de Assuntos Corporativos, Bruna Porto, e equipe técnica.
De acordo com a companhia, entre outubro e dezembro, as obras já estarão finalizadas – a partir de janeiro a unidade em Mogi iniciará as atividades das duas novas linhas de produção. ”É um grande investimento para a cidade! O setor será reativado, a Coca-Cola está de volta a Mogi – teremos aqui acom formato sustentável, geração de emprego e renda para a nossa cidade”, afirmou a prefeita.
A expansão representa um marco para a operação e reforça o compromisso da empresa com a eficiência, inovação e sustentabilidade. “A unidade de Mogi tem um papel estratégico não apenas para a nossa companhia, mas também dentro do Sistema Coca-Cola no Brasil. Estamos muito otimistas com a chegada das novas linhas de refrigerantes, com alto nível de tecnologia que trará grande eficiência no uso dos recursos. Essa ampliação reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da região, fortalecendo a geração de valor para nossos parceiros, clientes e para a comunidade local”, afirma Mario Cesar Schafaschek, diretor de Supply Chain da Coca-Cola FEMSA Brasil.
Durante a reunião, foram debatidas ainda novas parcerias por Mogi, a exemplo de ações para contribuir com a modernização das estações de tratamento de esgoto e investimentos na primeira infância, por meio dos projetos sociais que a empresa possui. “Este é só o começo da nossa parceria. A Coca-Cola Femsa confia em Mogi e trabalharemos juntos em benefício da nossa população”, reforçou a prefeita.
Entre as possibilidades de ações em conjunto, está a contratação de mão de obra local para prestar serviços para a companhia. “Mais do que aumentar a planta de produção, queremos que a mão de obra, direta ou indireta, seja de Mogi”, apontou o vice Teo Cusatis.
Sustentabilidade
Com mais de 25 anos de atividade, a fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil em Mogi das Cruzes possui indicadores em ESG que são referências na indústria. Em 2024, a planta foi certificada pela Alliance for Water Stewardship (AWS), aliança global que estabelece padrões de gestão de água.
Os novos maquinários e estruturas vão adicionar mais tecnologia e sustentabilidade à operação, que terá a eficiência energética e hídrica otimizadas, além da redução nas emissões de gases.
O olhar para a sustentabilidade hídrica se estende para projetos externos, como o Neutralidade Hídrica, responsável por retornar à natureza o volume de água utilizado na planta da companhia. Desde 2022, cerca de 488 hectares de áreas prioritárias para recarga hídrica de Mogi das Cruzes e região foram adotados na iniciativa para ações de preservação. Dessa forma, contribui-se para o correto ciclo hidrológico, resultando em melhor disponibilidade e qualidade da água.
Expandindo mais a agenda ESG, a Coca-Cola FEMSA Brasil também tem atuado com projetos que, além do impacto ambiental, promovem geração de valor socioeconômico. No final do ano passado, a companhia inaugurou o Hub do Plástico em parceria com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e outras instituições. O espaço de 1250m², localizado no Jardim Rodeio, tem capacidade para reciclagem mensal de 200 toneladas de plástico e oferece estrutura de trabalho para 80 catadores, que têm a garantia de uma renda mensal. O hub ainda fomenta parcerias com cooperativas da região, oferecendo capacitação e fortalecendo a rede local.
Outro trabalho no âmbito social é o projeto Vamos Brincar, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, Fundação FEMSA e Vila Sésamo. Voltado para reforçar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, a iniciativa passou por 47 escolas e impactou mais de 300 educadores e 4.800 crianças em 2024.
Sobre a Coca-Cola FEMSA
A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio a mais de 276 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 93 mil colaboradores, a companhia comercializa e vende aproximadamente 4,2 bilhões de caixas unitárias por meio de cerca de 2,2 milhões de pontos de venda ao ano.
Operando 56 fábricas e 256 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida em gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus públicos de interesse em toda a cadeia de valor.
A empresa integra diversos índices de sustentabilidade, incluindo o Dow Jones MILA Pacific Alliance e o FTSE4Good Emerging Index. Suas operações abrangem determinados territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina, além de cobertura nacional na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e na Venezuela, por meio de um investimento na KOF Venezuela. Para mais informações, acesse: www.coca-colafemsa.com.
No Brasil, a companhia iniciou suas atividades em 2003 e é a fabricante do Sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no País. Possui mais de 25 mil colaboradores e está presente em oito estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) com 11 fábricas e 47 centros de distribuição. Com um portfólio multicategoria de mais de 130 marcas, a companhia atende a mais de 480 mil clientes, alcançando cerca de 95 milhões de consumidores.

Terceira edição da série de concertos Pequenos no Auditório acontece neste sábado no Cemforpe

Dois trechos do Mogi Moderno receberão neste sábado a Operação Cata-Tranqueira

Semae Mogi das Cruzes e Secretaria de Saúde promovem manhã de conscientização sobre tabagismo e ISTs

Alunos da rede municipal participam de atividade de educação ambiental com plantio de mudas na Vila Suíssa

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove 3ª Semana do Patrimônio