Prefeitura e CAF assinam cooperação para realização do Projeto Mogi 500 anos

31 de janeiro de 2023

A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) assinaram nesta terça-feira (31/1), no auditório da Administração Municipal, o termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de estudos do Projeto Mogi 500 Anos, que estabelecerá um plano de metas de longo prazo para a cidade. O prefeito Caio Cunha e o executivo sênior da CAF, José Rafael Neto, firmaram o compromisso, cujo valor é de US$ 100 mil (cerca de R$ 500 mil). O recurso é uma doação do banco ao município.

“Este é um projeto que representa muito bem o propósito da nossa gestão, que é construir a Mogi das Cruzes do futuro com base em uma participação popular efetiva. Com o apoio da CAF e da Câmara Municipal, o trabalho dos nossos técnicos e a presença dos cidadãos, vamos preparar as bases deste planejamento. Só faz sentido ser prefeito se a administração acontecer com este sentido, de ouvir a população, estimular o pertencimento e transformar a cidade em um lugar melhor para se viver”, afirmou Caio Cunha.

O secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, fez uma explanação sobre o trabalho que será realizado. Ele partirá de três eixos, que buscam superar desafios inerentes ao crescimento da cidade e que já estão evidentes desde agora: crescimento e sustentabilidade ambiental, crescimento e desigualdade social, e crescimento e atendimento dos serviços públicos. Ele explicou que, entre março e junho, ocorrerão as discussões dos grupos técnicos de trabalho com a sociedade. Já entre julho e dezembro, haverá a construção da visão de futuro e dos caminhos estratégicos (veja a apresentação completa no final da página)Todo o trabalho de planejamento é feito com base nos dados produzidos pelo município.

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler afirmou que o trabalho será desafiador e corajoso, além de proporcionar um legado ao município: “Tenho uma reflexão a fazer com todos os presentes: será que estamos fazendo o papel de exercer a nossa cidadania para a construção do futuro da nossa cidade? Nosso mandato convida a população para governar junto, formando o senso de responsabilidade social em opinar sobre as ações do governo que afetam a sua vida”, disse.

Parceria em obras estruturantes

O executivo-sênior da CAF, José Rafael Neto, ressaltou boa parceria firmada entre a instituição e a Prefeitura de Mogi das Cruzes, que assegurou o financiamento para as obras do Viva Mogi – atualmente em andamento e que beneficiarão a cidade com cerca de R$ 350 milhões em intervenções estruturantes nas áreas de mobilidade, meio ambiente e saneamento básico. “Parabéns ao prefeito Caio Cunha e à sua equipe por realizar este trabalho de longo prazo. Temos uma parceria estruturada e é uma satisfação fazer parte de mais esta iniciativa”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan, falou sobre a importância do diagnóstico para o crescimento organizado da cidade. Prestigiaram o evento os vereadores Osvaldo Silva, o Pastor Osvaldo, Edson Alexandre Pereira, o Edinho do Salão, Edson Santos, Eduardo Ota, Gustavo Siqueira, Johnross Jones Lima, Juliano Botelho, Malu Fernandes, Maurino José da Silva, o Policial Maurino.

Também participaram do evento os secretários municipais Claudio Rodrigues de Faria (Urbanismo), Alessandro Silveira (Infraestrutura Urbana), Pedro Komura (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Celeste Gomes (Assistência Social), André Saraiva (Meio Ambiente e Proteção Animal), Felipe Almeida (Agricultura), Severino Netto (Transparência e Dados Abertos), Toriel Sardinha (Segurança), Francisco Cochi Camargo (diretor-geral do Semae), Marcio Maldonado (presidente do Fundo Social), Carlos Lothar (Habitação) e Jony Rodrigues (Gestão Pública).