Grupos do programa Conduz apresentam planos de negócios em busca da obtenção de Bolsa Auxílio
Secretaria de Assistência Social








A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Conduz, promoveu na manhã desta quarta-feira (02/08) uma reunião de trabalho, para a apresentação dos planos de negócios de grupos de empreendedorismo do programa Conduz. O encontro foi realizado na Incubadora Social, em Jundiapeba, e contou com a participação de representantes do Sebrae e do setor de desenvolvimento social da Suzano, além de equipes da Assistência.
A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, participou da reunião e falou sobre como a Incubadora Social está crescendo desde que foi inaugurada, resultado direto do empenho das equipes que lá atuam. “Só estamos aqui porque vocês fazem parte disso e fazem isso acontecer. Agradeço a cada um que contribui diariamente para que a nossa Incubadora seja efetivamente um espaço que traz oportunidades”, destacou, parabenizando também os grupos que fizeram a apresentação de seus planos de negócios.
A coordenadora do programa Conduz, Vera Suzart, parabenizou os grupos de empreendedores e lembrou que a Incubadora Social defende os princípios da economia solidária. Isto é, a cooperação entre as pessoas, em detrimento da competição, para a conquista de resultados. E detalhou também a Bolsa Auxílio, um novo mecanismo que foi criado a partir da aprovação da Lei do Conduz, no início deste ano.
“Muitas vezes as pessoas desistem de empreender porque o negócio não gera imediatamente renda necessária para o essencial, então nossa ideia com a criação dessa bolsa é possibilitar que as pessoas sigam empreendendo e acreditando em seus negócios, sem passar nenhum tipo de necessidade durante esse processo, até que o negócio comece efetivamente a gerar renda”, explicou, lembrando que a Bolsa terá valor médio de R$ 520,00 por mês.
Esta foi a primeira reunião de apresentação de planos de negócio desde que a Lei do Conduz entrou em vigor, no primeiro trimestre deste ano. A lei estipula que a apresentação do plano é etapa intransponível para a conquista da Bolsa e os primeiros grupos que concluíram essa etapa foram o D´ellas Modas, Irmãs D´Oca, Missão Pet e Irmãs S.I.E.Das. Todos levaram material e falaram sobre as estratégias e os objetivos de seus respectivos negócios.
Os planos de negócios passarão por uma avaliação da própria equipe do programa Conduz e parceiros e a previsão é que em cerca de 15 dias essas avaliações estejam finalizadas. A partir das conclusões, será definido se os quatro grupos serão ou não contemplados pela Bolsa Auxílio.
A Bolsa Auxílio será individual, no valor mensal de 40% do salário mínimo, com duração de seis meses. A continuidade do recebimento dela estará vinculada ao acompanhamento do programa Conduz. Os recursos, bem como as responsabilidades administrativas, serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O Conduz - Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda tem por objetivo identificar o potencial produtivo dos territórios de vulnerabilidade social, organizar grupos de desenvolvimento de habilidades para inserção no mundo do trabalho e atuar como articulador intersetorial para aproximar o público prioritário das demais políticas públicas ligadas à integração ao universo do trabalho.
Também são atribuições do programa garantir acesso a cursos e qualificação profissional, fomentar o acesso a oportunidades de trabalho e geração de trabalho e renda, bem como a programas como Jovem Aprendiz, articular com os serviços e as organizações da sociedade civil que compõem a rede socioassistencial para o desenvolvimento de grupos de geração de trabalho e renda, além de disponibilizar espaços para que esses grupos se capacitem e se fortaleçam.

Cata-Tranqueira atenderá neste sábado quatro bairros do distrito de Braz Cubas

Semae Mogi das Cruzes leva educação ambiental de forma lúdica a escolas municipais

Semae informa paralisações programadas para manutenção preventiva e limpeza de reservatórios

Reunião debate proposta de Programa de Assistência Técnica para habitação de interesse social

Prefeitura de Mogi promove aula magna de alunos da Escola de Líderes no Cemforpe