Hip Hop com Elas traz debate sobre questões de gênero e show de rap na Casa do Hip Hop dia 22
Secretaria de Cultura


Seguindo a programação proposta para o mês das mulheres, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará o Hip Hop com Elas, no próximo sábado (22). O evento tem o intuito de promover a presença feminina no segmento e possibilitará aos interessados uma roda de conversa temática e um show de rap comandado por artistas mulheres locais. A ação terá início a partir das 16 horas, na Casa do Hip Hop com entrada gratuita - como parte do Março por Elas, organizado pela Secretaria da Mulher em parceria com as demais pastas.
A festividade propõe celebrar a contribuição das mulheres no movimento Hip Hop, além de destacar as lutas, conquistas, e refletir sobre a importância de presença feminina em espaços culturais frequentemente dominados por homens.
O workshop com a Jessica Araújo, abordará as raízes do Hip Hop nas comunidades afro-americanas e latinas e como esse movimento cultural se espalhou pelo mundo - abordando a importância da mulher dentro desse cenário, desempenhando um papel fundamental e invisibilizado pelos padrões da época, a partir das 16 horas. "Embora o Hip Hop seja um espaço de expressão poderosa, muitas mulheres ainda enfrentam desafios significativos, como a sexualização, a marginalização e a luta constante por respeito. A palestra discutira? como o machismo presente tanto na indústria quanto na cultura Hip Hop impacta a carreira de mulheres e como elas têm reagido a isso de forma resiliente", destaca Araújo.
Como forma de conscientização, o encontro discutira? como as mulheres dentro da cultura Hip Hop utilizam as plataformas digitais para falar sobre questões sociais e políticas, como feminismo, racismo, violência de gênero e direitos das mulheres. Por meio destas plataformas, essas mulheres se tornam porta-vozes da resistência e da transformação, usando suas vozes para combater o sexismo e para promover a igualdade no cenário cultural e social. A palestra tem o intuito de não apenas comemorar o Dia Internacional das Mulheres, mas oferecer uma reflexão profunda e atual sobre como as mulheres continuam a transformar o Hip Hop em uma ferramenta de empoderamento e mudança.
Na sequência, a partir das 18 horas, para fechar o evento a Casa da Hip Hop dará palco para um show de rap comandado exclusivamente por mulheres. A apresentação contará com a participação das artistas mogianas Karen Santana, Jota L e Peste MC nas rimas, e mandando as batidas e samples na pickup, a DJ Sublime e a DJ Beca.
A Casa do Hip Hop fica na rua Coronel Cardoso de Siqueira, 48, na região central de Mogi das Cruzes.
Serviço
(Programação sujeita a alterações. Ação com entrada franca)
Hip Hop com Elas
Local: Casa do Hip Hop (Rua Coronel Cardoso de Siqueira, 48 - Centro)
Data: 22 de março (sábado)
16h | Mulheres que construíram e influenciaram o hip hop uma aula show, com Jessica Araújo | Roda de conversa
18h | Karen Santana, Jota L, Peste MC, DJ Sublime e DJ Beca | Show

Competição de robótica arrecada leite para o Fundo Social de Mogi

Ginásio do Parque da Cidade recebe seletiva de ginástica rítmica neste sábado

Prefeitura de Mogi garante uniforme aos alunos em situação de vulnerabilidade

Guarda Civil Municipal prende suspeito e apreende entorpecentes no Jardim Margarida

Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado prolongado do Dia do Trabalhador