Rota Imperial vai reproduzir antiga ligação São Paulo - Rio
Secretaria de Cultura


Em 7 de setembro de 2022, será completado o bicentenário da Independência do Brasil. Mogi das Cruzes e o Alto Tietê estão na contagem regressiva para essa data, que será oficialmente celebrada com a entrega de uma nova rota turística. Trata-se da Rota Imperial, assim denominada pois seguirá o trajeto da antiga estrada que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro nos tempos do império brasileiro, local por onde Dom Pedro I passou, culminando com a proclamação da Independência do Brasil.
Em Mogi das Cruzes, a rota começará em Sabaúna e seguirá até o distrito de Jundiapeba. O projeto foi apresentado junto ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e despertou interesse em outras cidades da região, como Guararema, Suzano, Poá e Itaquaquecetuba. Assim, a proposta é que a Rota Imperial comece pela Igreja Nossa Senhora Da Escada, em Guararema, passe pela Catedral de Santana e Igrejas do Carmo, em Mogi, passe também por Poá e termine na Igreja Nossa Senhora D´Ajuda, em Itaquaquecetuba.
A rota passará tanto por áreas rurais quanto urbanas e será demarcada com placas, repetindo o sistema já utilizado em outras rotas turísticas que cortam a cidade, como a Rota da Luz e o Caminho do Sal. Será mais um atrativo turístico e um convite a revisitar a história do Brasil, de Mogi e do Alto Tietê para turistas, para os próprios cidadãos e também para os amantes de esportes, como bike, caminhada ou corrida.
A ideia da Rota Imperial surgiu da necessidade de implantar na cidade e no Alto Tietê uma rota que remeta ao antigo caminho entre São Paulo e o Rio de Janeiro, que foi tão utilizado por tropeiros e diversos outros povos e personalidades históricas. E o projeto acabou sendo conciliado à comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, que será em 2022.
Alguns desvios perante a rota original terão de ser feitos, por conta de questões como vias que hoje em dia têm a mão contrária da original e também locais que passam por propriedades hoje particulares. Mas, de forma geral, o trajeto será mantido o mais próximo possível do original.
O projeto já foi apresentado junto ao Condemat, porém continuará em pauta em reuniões próximas, para a concretização das parcerias com outros municípios, bem como trabalhos de mapeamento dos demais territórios.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho apresenta conquistas dos primeiros 100 dias de atuação

Secretaria de Meio Ambiente promove visitas monitoradas ao Parque Municipal

Mogi das Cruzes inicia participação nos Jogos da Melhor Idade neste fim de semana

Prefeitura inicia obras de coleta e tratamento de esgoto em Jundiapeba; investimento é de R$ 12,2 milhões

3ª edição do Programa Seu Amigo Pet realiza Mutirão de Castração e oferece serviços em Jundiapeba