Escola Ambiental de Mogi das Cruzes realiza formações com instituições parceiras para educadores e alunos
Secretaria de Educação
As formações destacaram os espaços naturalizados, o bioma da Mata Atlântica e o estudo de espécies da fauna e da flora da nossa região












A Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, equipamento da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, encerrou, neste mês, três formações realizadas por meio de parcerias e destinadas a alunos, professores e a equipe gestora de escolas municipais e creches subvencionadas da rede municipal de ensino. A unidade é vinculada ao Departamento Pedagógico da Pasta e as formações foram feitas pela própria escola e parceiros, como o Sesc de Mogi das Cruzes, Instituto Ecofuturo, Kimberly-Clark e Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
As formações destacaram os espaços naturalizados, o bioma da Mata Atlântica e o estudo de espécies da fauna e da flora da nossa região. Nos dias 25 de outubro, 1º e 8 de novembro, aconteceram os encontros formativos “Espaços naturalizados na escola - Caminhos e boas práticas para infâncias em contato com a natureza", realizados em parceria com o Centro de Educação Ambiental (CEA) do Sesc Mogi das Cruzes, no Socorro. Os cursistas participaram de atividades para a criação de objetos a fim de compor os espaços naturalizados da escola e inspirar novos projetos.
A formação desenvolveu fundamentos gerais sobre as infâncias com a natureza, a potência da ludicidade, a criatividade e a cooperação em pátios escolares naturalizados; além da importância do desemparedamento dessas infâncias com elementos presentes no meio ambiente. Durante as ações, os educadores também realizaram atividades teórico-reflexivas e vivências lúdicas e afetivas ao ar livre.
Outra parceria contou com a socialização das práticas no dia 11 de novembro. O curso “Meu Ambiente", promovido pelo Instituto Ecofuturo, reuniu educadores de Mogi das Cruzes, Suzano e Bertioga. A formação abordou a importância do Bioma Mata Atlântica e das vivências em espaços naturais no processo educativo. Durante o curso, os educadores implantaram projetos de incentivo à leitura com reflexões sobre consumo responsável, qualidade de vida e saúde ambiental.
Alunos da EM João Antonio Batalha (Chácara Santo Ângelo) e das as escolas municipais rurais Benedito Pereira de Paula (Beija-Flor), Kaoru Hiramatsu (Taboão) participaram do projeto “Integrando Conhecimentos: A Floresta e a Escola”, realizado em parceria com a Kimberly-Clark e a UMC. O evento de encerramento da iniciativa foi realizado nos dias 13 e 14 de novembro.
Os alunos visitaram o Centro de Referência Mata Atlântica (CRMA), mantido pela empresa, onde fizeram atividades de identificação das espécies espécies da flora e da fauna encontradas e as relacionaram com as espécies identificadas nos espaços da escola e nos arredores, mantendo, desta forma, valores de respeito e proteção à floresta e a todos os seres que ali habitam. A experiência foi compartilhada por meio de cartas entre as escolas.

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social