Mais de 5 mil estudantes da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes participarão de avaliação nacional até o dia 22

Secretaria de Educação

17 de novembro de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

A prova começou a ser aplicada no último dia 7 e o comparecimento dos alunos têm superado a expectativa com as estratégias organizadas pelas equipes das unidades escolares participantes. Até o dia 22 de novembro, mais de 5 mil estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de Mogi das Cruzes participarão do Sistema de Avaliação Educacional Básica (SAEB) 2023. A avaliação é realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A avaliação é importante para o planejamento das ações da Secretaria de Educação. “Agradecemos o empenho das equipes das escolas para que todos os alunos compareçam no dia da avaliação. A participação dos alunos e um bom resultado na prova impactam positivamente no repasse de recursos pelas regras do novo Fundeb”, destacou a secretária da Pasta, Marilu Beranger.

A participação de 80% de alunos no SAEB é uma das condições para que a cidade receba a complementação do VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), conforme indica a nova lei do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O rendimento escolar dos alunos também influencia no cálculo do ICMS Educacional.

As datas das provas estão sendo divulgadas pelas escolas e a aplicação acontece no horário regular de aula e é organizada pela Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes. O comparecimento dos alunos assegura, principalmente, que os resultados sejam fieis para subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas. “Todo processo avaliativo traz implicações práticas, pois aponta, além dos avanços, os desafios a serem enfrentados. Saber onde estamos é fundamental  para chegarmos onde queremos”, disse a diretora do Departamento Pedagógico (Deped).

As escolas têm motivado e incentivado a participação dos alunos na avaliação e o comparecimento tem ultrapassado as expectativas. O foco no SAEB foi o destaque das ações da EM Profª Cleonice Feliciano, no Jardim Piatã, com os estudantes. Em Sabaúna, na EM Prof. João Cardoso Pereira, no dia da aplicação da prova houve apenas uma ausência. No Cempre Dra. Ruth Cardoso, no Jardim Layr, os alunos, que fizeram a prova, receberam um lápis com a mensagem “Hoje é dia de brilhar no SAEB! Acreditamos em você!”.

As estrelas também foram utilizadas na EM Profª Guiomar Pinheiro Franco, no Jardim São Pedro, que mobilizou a comunidade desde a reunião de pais e destacou a importância do trabalho coletivo. “A aplicação do SAEB, somada aos demais compromissos de final de ano, realmente foi um desafio, mas destaco a importância do trabalho coletivo no processo, por meio da equipe de gestão da escola, supervisão, DEPED e demais diretores, que sempre contribuem com sugestões e trocas de experiências”, disse o diretor Thiago Souza.

Os estudantes do 9º ano do Cempre Benedito Ferreira Lopes também farão a prova. Além de responderem ao questionário, os estudantes também fazem testes de língua portuguesa (leitura) e matemática.