Premiação de alunos do Concurso de Mobilidade e Educação fecha Maio Amarelo em Mogi das Cruzes

Secretaria de Mobilidade Urbana

31 de maio de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou, na tarde desta quarta-feira (31/05), a premiação do 3º Concurso de Mobilidade e Educação, promovido em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Secretaria Municipal de Educação. O evento marcou o encerramento da programação do Maio Amarelo na cidade.

Neste ano, o concurso teve o tema  “Caminho para o futuro”. A ação contou com a participação de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes apresentaram trabalhos com referências ao trânsito, integrando conceitos relacionados à mobilidade, educação, transporte, meio ambiente, sustentabilidade, segurança, acessibilidade, inclusão social e cidadania. 

“Mogi das Cruzes tem se tornado referência em segurança viária. É uma cidade Laço Amarelo, que oferecido pelo Observatório de Segurança Viária para as cidades que se engajam neste trabalho. Nos últimos dois anos, mais de 29 mil pessoas já foram formadas em ações, palestras, na Escola Mirim de Trânsito, entre outras ações”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Caio Luz.

O secretário lembrou ainda que, no ano passado, foi registrada uma diminuição de 27% no número de mortes em acidentes de trânsito em Mogi das Cruzes, em comparação com 2020. “É um trabalho contínuo voltado à segurança viária, que ganha força no Maio Amarelo, quando tivemos um mês recheado de ações voltadas para todas as idades”, completou.

As escolas foram responsáveis por fazer a primeira seleção e os três melhores trabalhos de cada categoria foram encaminhados à Secretaria Municipal de Educação. Os trabalhos tiveram diferentes subcategorias, divididas de acordo com a idade dos participantes e os anos que eles estão cursando. A análise final foi realizada por uma comissão formada por representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, da Secretaria Municipal de Educação e do Detran. 

“Este trabalho intersetorial é importante, trabalhando com crianças e jovens como pedestres e pessoas em desenvolvimento. Eles são multiplicadores de informação, corrigindo o comportamento dos adultos”, afirmou a secretária municipal de Educação, Patrícia Helen. 

Na Categoria Educação Infantil e Educação Especial, Davi Eduardo Dias Inácio, da escola municipal Doutor Benedito Laporte Vieira da Motta, ficou com a primeira colocação, enquanto Mariana Dianna Salvarani, da APAE Profª Botyra Camorin Gatti, foi a segunda colocada e Isabella Meira de Castro Lazari, da escola municipal Professora Auta Cardoso de Mello, conquistou o terceiro lugar. Os três receberam jogos de tabuleiro como premiação.

Já na Categoria Ensino Fundamental I (1° ano ao 5° ano), a primeira colocada foi Leticia Eloísa Sampaio Santos, da escola municipal Auta Cardoso de Mello, que ganhou uma bicicleta. O segundo lugar foi para Kauã Monteiro de Sousa Carvalho, da escola municipal Luiz Beraldo de Miranda, que recebeu um patinete, e a terceira colocação ficou com Gabriel Santos Bitencourt, da escola municipal Auta Cardoso de Mello, que recebeu um par de patins.

Entre os participantes da Categoria Ensino Fundamental II (6° ano ao 9° ano), Miguel Ferreira dos Santos, da escola estadual Dagoberto José Machado, ficou em primeiro lugar e ganhou um notebook. Já na Categoria Ensino Médio/EJA, Luana Cordeiro da Silva, também da escola estadual Dagoberto José Machado, foi a vencedora e recebeu bolsa de estudos para curso técnico de administração, em uma parceria com a escola Grau Técnico.

Os professores-orientadores dos alunos que ficaram em primeiro lugar nas categorias do concurso também foram premiados e receberam um kindle.
Também participaram do evento, o vereador Johnross Jones Lima, o tenente Marcelo dos Passos Miyatake, do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o diretor da Apae, Paulo Toledo, além de professores e familiares dos alunos premiados.

Maio Amarelo

Durante todo o mês de maio, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizou uma intensa programação voltada à educação para o trânsito e segurança viária. Cerca de 3 mil pessoas foram atendidas diretamente pelas ações.

Os trabalhos foram iniciados em 28 de abril, com a realização do 1º Seminário de Trânsito e Segurança Viária, com a participação de técnicos e especialistas de  destaque no país, que apresentaram e discutiram algumas das mais recentes e modernas práticas no trabalho para tornar as ruas, avenidas e estradas mais humanas e seguras. 

As ações do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes contaram com atividades voltadas a todas as idades e aos mais diferentes atores do trânsito, como pedestres, motoristas, motociclistas e profissionais que atuam no transporte coletivo. Alunos de escolas da cidade também participam da Escola Mirim de Trânsito, com atividades teóricas e práticas no espaço localizado no distrito de Cezar de Souza. 

Mais informações sobre as ações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana voltadas à educação para o trânsito e à segurança viária podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783.