Rua Mais Feliz atende mais de 46 mil pessoas em três meses

Secretaria de Esportes e Lazer

As edições entres os meses de junho e setembro foram realizadas em sete bairros e dois parques municipais

03 de novembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

O projeto Rua Mais Feliz, que foi retomado neste ano pela atual gestão, teve nove edições entres os dias 28 de junho e 27 de setembro, atendendo mais de 46 mil pessoas com atrações infantis e serviços essenciais gratuitos na área da saúde, assistência social, educação, habitação, jurídico, entre outros . Os bairros e locais atendidos nesse período foram Jardim Santos Dumont, Parque Centenário (Cezar de Souza), Parque da Cidade (Parque Santana), Jardim das Bandeiras, Jardim Camila, Rodeio, Nova Jundiapeba, Fazenda Cuiabá (Vila Moraes) e Mogi Moderno.

A edição que contou com o maior público foi realizada no Parque Centenário, no dia 13 de julho. Nesta, 20 mil pessoas compareceram ao evento e desfrutaram da programação . O segundo maior público, de 10 mil pessoas, foi registrado no dia 27 do mesmo mês, em edição no Parque da Cidade. Especificamente nos bairros, a edição que atraiu o maior número de munícipes foi a do dia 30 de agosto, na Vila Nova Jundiapeba.

Ao longo dessas nove edições, foram registrados números expressivos, como por exemplo o atendimento odontológico, que é sempre levado ao projeto pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar e presta orientações, além de distribuir kits de escovação. Ao todo, foram 1.276 atendimentos prestados às pessoas durante as edições da Rua Mais Feliz. 

Outros serviços da área da Saúde atenderam uma quantidade relevante de munícipes, tais como as testagens rápidas de Infecções Sexualmente Transmissíveis, que foram feitas em 629 pessoas, as vacinações, que alcançaram 392 pessoas, a auriculoterapia, feita em 359 mogianos e mogianas, além da orientação nutricional, passada a 195 pessoas e a conscientização contra o tabagismo, que atendeu 138 pessoas. 

Os espaços pets que integram o projeto foram visitados por um total de mil pessoas. Já a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, que sempre participa do projeto com doações e plantio de mudas, teve 330 ações durante essas nove edições. Já o plantio de hortaliças, feito pela Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, fechou o período com 450 ações. 

As sessões de contação de histórias e leitura de livros, que também são parte do evento e tem relevante caráter socioeducativo, atenderam 1.293 crianças e jovens. Já o espaço de coordenação motora, que estimula a percepção de cores e a criatividade por meio do uso de massinha de modelar, giz de cera, lápis de cor e desenhos para colorir, foi desfrutado por 170 crianças. Já o espaço sensorial, que conta com jogos para estimular o cognitivo, atendeu 100 crianças. 

Da área da Assistência Social, os serviços mais acessados foram as orientações e instruções passadas sobre os programas Cria Mundo e também o Bolsa Família. Já na questão de prestação de serviços da área da beleza, os serviços com maior público foram as demonstrações e execução das tranças nagô, levadas pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes, seguidas por corte de cabelo e esmaltação de unhas. 

Os esportes oferecidos durante a Rua Mais Feliz também reuniram um expressivo número de pessoas. Os que tiveram a maior participação foram os jogos de mesa (xadrez, damas e dominó), que alcançaram 760 pessoas, o strong kids, que teve 500 participantes, o futebol, com 390 pessoas, boxe, com 270, futsal com 220 e a ginástica rítmica com 200. 

A venda dos pasteis, que tem importante papel social, uma vez que se reverte em melhorias nas unidades de ensino do município, chegou à marca de 2.888 unidades comercializadas. A participação do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), que é fundamental para garantir a hidratação de todos os presentes, chegou à marca de 4.400 litros de água disponibilizados gratuitamente.  

Os serviços levados pela Guarda Civil Municipal também tiveram grande público. A apresentação das viaturas foi levada a 1.500 pessoas e o show dog com o canil foi acompanhado por 600 munícipes. Já as apresentações artísticas, sempre feitas no palco da Rua Mais Feliz, foram protagonizadas por um total de 40 pessoas e/ou grupos. A equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, vinculada à Secretaria de Mobilidade, fez a distribuição de 6.650 unidades de material educativo. A pasta também fez revitalização na sinalização de trânsito nas proximidades de todos os nove locais onde a Rua Mais Feliz foi realizada.

Outro serviço de grande importância que está sempre vinculado ao projeto é a manutenção e zeladoria feitas pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, não somente nos locais onde as edições são realizadas, como também em todo o entorno, transformando-se portanto em benefícios permanentes para os bairros e regiões que sediam o evento. 

Com as nove edições, as equipes fizeram um total de 23.675 metros lineares de pintura de guias, 514 pinturas em postes, 423 podas de árvores, 288 buracos tapados, 229 manutenções de iluminação pública, capinação de 120.044,79 metros lineares de áreas públicas, raspagem de 51.966,07 metros quadrados, remoção de 6,3 toneladas de resíduos, mais 8.800 metros quadrados de roçadas em margens de córregos, 4.500 metros quadrados de roçada em área públicas, 161 metros quadrados de pintura de muretas.

Especificamente no Parque Centenário, também foram realizadas melhorias como a troca de 40 lixeiras do interior do espaço público e nivelamento, cascalhamento e compactação de solo do estacionamento do parque, que alcançou área de 5.100 metros quadrados. 

Entre os principais serviços de manutenção executados, pode-se destacar a pavimentação da Rua Maria Antonieta Mello Freire Conceição, no trecho entre a Rua Lara e a avenida Henrique Eroles, num total de 900 metros lineares, a pintura de 2.985 metros de guias em ruas adjacentes ao Parque da Cidade, bem como de 70 postes em ruas adjacentes ao Parque da Cidade.

Também foram feitos trabalhos de pintura em 70 bancos, 462 m² de piso, 2.100 m² de pista de caminhada, 380 m² de quadras de basquete, 904 m² de quadras de tênis, 35 floreiras, 130 metros de estruturas metálicas, 6 traves de futebol, 18 churrasqueiras, das duas entradas do Parque da Cidade Pintura, mais 410 m² de muretas do campo, da quadra de futebol e da academia de musculação Pintura. A praça Deputado Paulo Kobayashi, que está ao lado do parque, também teve 20 bancos pintados. 

No entorno da  Escola Municipal “Professora Célia Pinheiro Franco, 60 metros quadrados de áreas verdes e praças foram capinadas e mais 260 metros lineares de guias e sarjetas receberam raspagem. Também foi feita a pintura de 9 bancos e de 37 metros quadrados de muretas. 

Na Arena Água Verde, 20 metros quadrados da pista de caminhada receberam manutenção e também foram construídos 9 metros quadrados de calçada em terreno municipal localizado na avenida José Glicério de Melo. O passeio público na lateral da Escola Municipal Professora Maria José Tenório de Aquino Silva recebeu nivelamento e colocação de tampa de concreto em boca de lobo e, na rua Oscar Lopes de Campos, foi realizada a reativação de rede de drenagem. 

Em Jundiapeba, foram implantados 115 metros de rede de drenagem, construídas sete bocas de leão com assentamento de grelhas metálicas, mais 121 metros de sarjetão. Já na Fazenda Cuiabá, 130 metros de via na embocadura da Estrada Fazenda Cuiabá foram nivelados, mais 41 metros foram recuperados. Também foi executada na região a raspagem de 466 metros quadrados de áreas públicas. 

A próxima edição da Rua Mais Feliz será no dia 8 de novembro, das 10h às 15h, no CEMPRE José Limongi Sobrinho, no Botujuru.