Nova Mogi Pavimentação segue nos bairros e Operação Tapa-Buraco ganha reforço

Secretaria de Infraestrutura Urbana

24 de março de 2023

A Secretaria de Infraestrutura Urbana segue com os trabalhos de Programa Nova Mogi Pavimentação na Vila Natal e Jardim Camila nos próximos dias. Os trabalhos de aplicação de massa asfáltica continuam na rua João de Oliveira Filho, na Vila Natal, com previsão de conclusão até sábado (25/03). Já no Jardim Camila, as obras de melhoria na drenagem de águas pluviais na avenida José Glicério de Melo, seguem na próxima semana. Este serviço é complexo e exige interdição nos trechos em obra.

Para a execução segura e mais rápida destes serviços, será preciso interditar parcialmente as vias conforme as obras avançam. Por isso, é preciso atenção dos motoristas - todos os trechos estarão sinalizados, inclusive com indicação de rotas alternativas. Os ônibus que cumprem itinerário nas duas regiões também adotarão rotas alternativas à medida que as interdições forem necessárias. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará a sinalização para os motoristas.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana lembra que o cronograma dos trabalhos pode sofrer alteração por causa das condições climáticas. O Nova Mogi tem investimento total de R$ 205,9 milhões, somando diferentes convênios e fontes de captação de recursos e incluindo também obras em estradas da cidade, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Ao todo, serão mais de 150 vias atendidas, numa extensão mínima de 130 quilômetros, alcançando 70% dos bairros da cidade. Trata-se do maior programa de recuperação asfáltica já lançado pela Prefeitura de Mogi e a previsão é que os trabalhos se estendam até o segundo semestre de 2024.

Operação Tapa-Buraco

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana ampliou a capacidade de atendimento da Operação Tapa-Buraco. O serviço vinha sendo realizado por três equipes próprias da Pasta, que receberam o reforço de quatro novas equipes neste mês, com a entrada da empresa contratada, vencedora do processo licitatório. Cada equipe conta com 10 toneladas de massa asfáltica diária para a realização dos serviços.

Com a ampliação, o aumento na média de buracos tapados já pode ser observada. Para se ter uma ideia, em todo o ano passado, 14.544 buracos foram tapados no município. Só em 2023, este total chega a 7.576 (dados computados até 23 de março).

"Em três meses de 2023 já fechamos praticamente a metade do mesmo número de buracos tapados no ano passado. A ampliação das equipe é importante porque enfrentamos um período de chuvas intensas, além do esperado, o que acabou desgastando mais rápido a malha viária. Paralelamente a esta Operação, seguimos com o Programa Nova Mogi Pavimentação, que realiza a recuperação asfáltica nos principais corredores viários do município," explica o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.

A Operação Tapa-Buraco é realizada ao longo de todo o ano, em toda a malha viária pavimentada do município. Antes de entrar em qualquer via, as equipes fazem o mapeamento das condições em cada local e, com isso, conseguem identificar o número de buracos a serem tapados em cada rua atendida. É importante lembrar que todo serviço de solo depende diretamente das condições climáticas para que seja realizado. Em dias chuvosos, não há viabilidade técnica para as equipes atuarem. Por isso, são feitos ajustes no cronograma sempre que necessário.

A definição da ordem de atendimento obedece a levantamentos próprios da Secretaria de Infraestrutura Urbana e também a pedidos de manutenção feitos pela comunidade. O canal oficial para que o cidadão registre solicitações junto à Prefeitura é a Ouvidoria, pelos telefones 156 ou 162.