Parque da Cidade será ponto de coleta de óleo de cozinha para reciclagem
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal
Ação será uma parceria entre Prefeitura de Mogi das Cruzes e ponto de Cultura Cria do Rock, por meio do programa Capt’óleo


A partir de 13 de julho, o Parque da Cidade será um ponto de coleta de óleo vegetal (de cozinha) usado. Além de evitar o descarte incorreto de uma substância com alto nível de toxicidade, a iniciativa também permitirá o encaminhamento do produto para reciclagem: a reutilização pode gerar subprodutos como etanol, glicerina, tinta, ração animal, massa de vidraceiro e carvão vegetal (que não é poluente), entre outros, além de evitar o desmatamento.
A ação será uma parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes (secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal e de Esportes e Lazer) com o ponto de Cultura Cria do Rock, por meio do programa Capt’óleo.
Apenas 1 litro de óleo de cozinha descartado de forma incorreta pode contaminar 25 mil litros de água, sem contar que o caminho que ele percorre fica infértil, desde a caixa de gordura (que entope) até os rios.
O descarte seguro traz vantagens como não contaminar as águas, manter o solo fértil, evitar o entupimento da caixa de gordura e reciclagem dos resíduos.
O Capt’óleo tem como objetivo conscientizar para a necessidade de se fazer o descarte seguro dos resíduos produzidos. Dessa forma, disponibiliza coletores em espaços para que a população leve o óleo de cozinha usado em pontos com facilidade de acesso.
A meta do programa também é territorializar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, criando o hábito do descarte seguro de resíduos sólidos e transformando escolas e condomínios em pontos de coleta, promovendo o contato com a arte e a cultura.
Como funcionará
Para levar o óleo de cozinha usado até o ponto de coleta no Parque da Cidade, é necessário armazená-lo numa garrafa PET, descartando a garrafa com a tampa bem fechada, no coletor localizado ao lado da sala de administração do parque.
O Parque da Cidade fica na rua Jardelina de Almeida Lopes, 451 – Parque Santana, e abre todos os dias, das 7h às 18h.
Evento
O 13 de julho foi escolhido por ser o Dia Mundial do Rock, aliando a comemoração da data-símbolo desse estilo musical à cultura da sustentabilidade – nesse dia, haverá a 1ª edição do circuito Cria do Rock, com músicas que unem a cultura do rock e a preservação ambiental, “de forma pioneira e inovadora”, segundo os organizadores.

Operação conjunta fiscaliza estabelecimentos que comercializam peças de motocicletas

Ação da Guarda Civil Municipal apreende mais de 1,3 mil porções de entorpecentes

Secretaria de Educação promove formação para agentes escolares da rede municipal

Vacinação contra a gripe no Pró-Hiper e Paradesporto será no próximo dia 24 de julho

Parque Centenário recebe edição especial do Projeto Rua Mais Feliz neste domingo