Secretaria de Meio Ambiente apresenta revisão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos a vereadores
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal apresentou na quarta-feira (20/8) a revisão e atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) para os vereadores que integram a Comissão de Obras, Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo e Semae da Câmara de Mogi das Cruzes. A reunião aconteceu na Câmara Municipal e teve como objetivo estimular o debate e a transparência na condução do processo.
“Foi uma reunião muito importante, em que apresentamos o processo de revisão e atualização do plano aos vereadores. Estamos realizando este trabalho por determinação da prefeita Mara Bertaiolli, pois seu Plano de Governo prevê a melhoria contínua dos indicadores ambientais, entre eles a reciclagem e outras ações relacionadas. Nossos técnicos estão empenhados em oferecer uma base sólida do novo plano, que será complementada com a participação popular, de forma aberta, transparente e democrática”, afirmou a secretária Patricia Cesare, que esteve na reunião ao lado do procurador-geral do município, Filipe Hermanson.
Participaram da reunião os vereadores Johnross Jones Lima, Milton Lins, o Bigêmeos, e Mauro Araújo, além do secretário-adjunto de Assuntos Jurídicos, Rafael Silveira, do diretor de Limpeza Pública, André Saraiva, do chefe da Divisão de Recicláveis da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, Ricardo Moscatelli, da chefe de divisão do Departamento de Licenciamento Ambiental, Andréa Palácio.
A revisão e atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) está em andamento. O plano vigente, aprovado em 2013, está desatualizado em relação às novas legislações estaduais, federais e às demandas atuais da cidade. A proposta é modernizar as políticas públicas para garantir uma gestão de resíduos mais eficiente, sustentável e justa, alinhada aos desafios ambientais dos próximos anos.
O novo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos trará metas claras para redução do rejeito (lixo) enviado ao aterro sanitário, aumento das metas de reciclagem, modernização e melhora na eficiência da Central de Triagem de Recicláveis, redução para 10% de rejeito na Central de Triagem em 4 anos, inclusão ampliada de Catadores de Recicláveis no sistema de coleta seletiva e em programas sociais, fortalecimento da logística reversa (ampliando e incluindo para novos produtos/resíduos), intensificação da educação ambiental nas escolas e comunidades, tecnologia e inovação para monitoramento e gestão de resíduos, implantação de compostagem pública e aumento da reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC).
Atualmente, Mogi das Cruzes recicla menos de 3% do resíduo gerado. O novo plano tem como objetivo reverter esse cenário, posicionando a cidade entre os municípios mais avançados em gestão sustentável de resíduos no país.
Dentro deste tema, durante as atividades do Junho Eco-Sustentável a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou o painel ambiental “O Desafio do Lixo”, no qual a população, poder público e empresas puderam discutir com profundidade os desafios da geração de resíduos, reciclagem e da logística reversa.
No início de julho, a proposta de atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Mogi das Cruzes foi apresentado em reunião ordinária do Conselho Mogiano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMOMA) e, em 28 de julho, aprovado por unanimidade pelo Conselho. A próxima etapa será a realização de audiência pública, em 4 de setembro, caminhando assim para implantação do plano ainda em 2025.
Participação da população
A Prefeitura de Mogi das Cruzes disponibiliza um estudo elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e um anexo técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal para embasar o novo plano (clique no final da página parta acessar o documento, em PDF). Além disso, a revisão do Plano foi divulgada no Diário Oficial de Mogi das Cruzes no dia 12 de agosto de 2025 (clique aqui para consultar).
A audiência pública para apresentação e discussão da atualização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos será realizada no dia 4 de setembro, às 10h, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, auditório Tufi Elias Andery (Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381).
As manifestações e sugestões sobre o plano poderão ser feitas presencialmente, durante a audiência. Para falar, os interessados têm duas opções de inscrição:
1. Inscrição prévia: Enviar um e-mail para “expediente.smaj@mogidascruzes.sp.gov.br” para se inscrever com antecedência.
2. Inscrição no local: A inscrição presencial será realizada a partir das 10h do dia do evento, na recepção do auditório. Será dada prioridade de fala para quem se inscrever previamente por e-mail.
Rua Mais Feliz reúne 1,2 mil pessoas no Botujuru neste sábado
Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral
Mais de 700 mogianos participam da Operação Direção Segura
Nogueirão recebe disputas das quartas de final da Copa Mogi de Futebol Amador neste domingo
Operação da GCM de Mogi detém um e apreende mais de 1.200 porções de drogas