Atendimentos e serviços de saúde são levados à aldeia indígena M'boigi
Secretaria de Saúde e Bem-Estar




Nesta segunda-feira (25/08), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, realizou uma ação especial de atendimento na aldeia indígena M’boiji, localizada no bairro da Porteira Preta. Ao todo, 16 famílias foram atendidas, recebendo consultas médicas, aferição de pressão arterial, avaliação de glicemia, vacinação e orientações em saúde.
A atividade faz parte do planejamento da atual gestão para descentralizar os serviços de saúde e garantir que toda a população tenha acesso aos cuidados necessários. A ação será realizada periodicamente, sempre na última segunda-feira de cada mês.
De acordo com a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, a iniciativa fortalece a integração da rede municipal de saúde com as comunidades. “Estamos levando os serviços até os locais onde as pessoas estão. A aldeia M’boiji é parte importante da nossa cidade, e queremos garantir que seus moradores tenham acesso a atendimentos, prevenção e cuidado em saúde”, destacou.
A diretora da Rede Básica de Saúde, Juliana Alves Romagnolo, reforçou que a proposta é ampliar a oferta de serviços nas edições seguintes. “Nos próximos meses, além do atendimento clínico, vamos incluir saúde bucal e a coleta de exames preventivos e laboratoriais, promovendo um cuidado ainda mais completo”, afirmou.
Neste ano, a Secretaria já havia realizado ações especiais de vacinação na aldeia, ampliando a proteção da comunidade contra diversas doenças. Além das doses de gripe e Covid-19, os moradores também receberam a vacina contra pneumonia (Pneumocócica 23-valente), recomendada para indígenas a partir dos 2 anos de idade, mas que não integra o calendário de rotina.
Sobre a aldeia M’boiji
Fundada há três anos, a aldeia de etnia tupi-guarani é reconhecida pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e liderada pelo cacique Luis Wea Djekipé Lima. O espaço é um importante ponto de preservação da cultura indígena na região e permanece aberto à visitação, permitindo que o público conheça mais sobre a vida e os costumes dessa população.

Parceria entre Prefeitura e UMC vai ampliar e qualificar serviços da rede socioassistencial

"Mogi pela Educação" reúne cerca de 200 profissionais para debater e fortalecer a Educação Infantil

Adote Uma Praça já conta com 150 áreas apadrinhadas e segue em busca de novos parceiros

Prefeitura lança o aplicativo "SOS Mulher Mogiana" para combate à violência doméstica

Mogi encerra programação do Agosto Dourado com ações de incentivo ao aleitamento