Urubu encontrado em praça de Mogi é resgatado pelo CCZ
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
CCZ orienta a população a nunca manusear animais silvestres

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes atendeu a uma ocorrência envolvendo um urubu jovem, encontrado em uma praça urbana do município, nesta terça-feira (14/10).
O animal, que provavelmente havia deixado o ninho pela primeira vez e ainda não sabia voar, estava no chão, o que gerou preocupação entre os moradores das proximidades. Como a área é bastante movimentada, havia risco de atropelamento do animal.
Segundo a equipe do CCZ, o urubu não apresentava ferimentos. No entanto, por ainda não ter aprendido a voar completamente, ele permaneceria no solo e seria naturalmente cuidado pelos pais. Devido aos riscos do ambiente urbano, a equipe realizou o resgate para garantir a segurança do animal até que ele possa voar e se manter por conta própria.
O veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde, reforça que o trabalho do CCZ busca preservar a fauna silvestre e evitar acidentes. “Muitas vezes, os animais que aparecem em áreas urbanas estão apenas desorientados ou em processo de crescimento. Nessas situações, o ideal é não tentar capturá-los e acionar as equipes especializadas para garantir um manejo seguro e responsável”, destacou.
O CCZ orienta a população a nunca manusear animais silvestres, já que eles podem reagir de forma imprevisível e causar acidentes.
A população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelos telefones (11) 4798-6785 ou 4798-6917.
Prefeitura avança em projetos para recuperar bons indicadores de gestão após quedas no período 2021-2024
Operação conjunta da GCM e Fiscalização fecha dois estabelecimentos irregulares
Estão abertas as inscrições para ocupação do Theatro Vasques durante o 1º semestre de 2026
Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficina de Genealogia na segunda, dia 27
Oitavas de final da Copa Mogi de Futebol Amador começam neste domingo, com jogos no Nogueirão