O que Mogi está fazendo contra a Dengue?
A Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando de forma intensa e contínua para combater o avanço da dengue na cidade. Entre as principais ações em andamento estão os bloqueios ao mosquito Aedes aegypti em locais onde há casos confirmados; orientações ao público; atendimento às denúncias recebidas pela Ouvidoria Geral; e atualização para atendimento dos casos.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes já criou um Comitê de Combate à Dengue, formado por representantes de vários setores e Secretarias para condução de estratégias em conjunto. Entre os trabalhos está a Brigada de Combate ao Aedes aegypti, formada por dois servidores de cada unidade municipal responsáveis pelas vistorias nos locais de trabalho.
Os mogianos também podem colaborar com o trabalho de combate à dengue, recebendo os agentes de saúde em casa para realizar o trabalho de prevenção. Mas atente-se: os agentes devem estar sempre uniformizados, identificados com crachá e acompanhados de carro oficial.
O QUE SÃO DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA?
Arboviroses são doenças transmitidas por vetores artrópodes. Um dos exemplos mais comuns é o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Mais comum, a dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito, considerada um grave problema de saúde pública.
O inseto se infecta picando uma pessoa doente e passando a contaminar outras pessoas. A sua ação ocorre durante o dia e é feita pela fêmea que precisa de sangue para maturar os ovos que são depositados em locais com água parada.
A dengue pode desencadear complicações e levar à morte do indivíduo. Não há medicamento específico para o tratamento da dengue, sendo geralmente tratados os sintomas da infecção. A recomendação para o doente é repouso e hidratação até que o quadro se estabilize.
INFORMAÇÕES E DÚVIDAS:
4798-6785
4798-6917
ZAP DENGUE - (11) 99918-6070
Clique aqui e tire suas dúvidas.
![]() |
![]() |
![]() |
||
![]() |
![]() |
![]() |