IPT inicia estudos de revisão das áreas de risco de Mogi das Cruzes

Secretaria de Segurança

10 de maio de 2023

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) iniciou nesta terça-feira (09/05) as análises de campo para a revisão das áreas de risco de Mogi das Cruzes. O trabalho está sendo acompanhado pela Defesa Civil do município e vai mapear e atualizar as áreas de risco, além de indicar medidas específicas para os locais.

No primeiro dia de trabalho de campo, os técnicos do IPT visitaram as regiões do Botujuru e Vila Suíssa. Além da análise do solo e das construções, também foi feito um sobrevoo com drone, para a verificação aérea dos locais. O trabalho continuará nos próximos dias, em outros pontos da cidade.

“O trabalho técnico realizado pelo IPT servirá como base para ações preventivas e corretivas que devem ser adotadas na preparação para o próximo período de chuvas. Além disso, também apontará os locais que merecem monitoramento da Defesa Civil durante todo o ano, com intensificação na Operação Verão”, explicou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

Os trabalhos do IPT foram iniciados em abril e a previsão é que o diagnóstico das áreas de risco seja finalizado durante o segundo semestre deste ano. Os dados coletados nas análises de campo passarão por análises na estrutura do órgão, em São Paulo. Outras visitas à cidade estão previstas para serem realizadas durante os próximos meses.

O levantamento compreende as áreas de risco de deslizamento, de alagamento e de inundações existentes na cidade. Em cada ponto, será feita a classificação de risco, além da proposição de medidas a serem adotadas.

Os estudos do IPT fazem parte de uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura para o atendimento voltado à prevenção de problemas causados pelas chuvas e para garantir a segurança da população que vive próximo a cursos d’água ou em regiões com encostas.

Além do monitoramento contínuo da Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Segurança também conta com uma estrutura de fiscalização específica para evitar a ocupação irregular de Áreas de Risco ou de Proteção Ambiental, como beiras de rios e áreas próximas a encostas. A ação também tem a participação da Patrulha Ambiental, da Guarda Municipal, que atua nas questões de preservação ambiental e também para evitar ocupações irregulares. O trabalho é feito em conjunto com a Patrulha Rural, que tem como foco as regiões mais distantes do município.