Patrulha Maria da Penha

Em Mogi das Cruzes, a proteção às vítimas de violência doméstica foi ampliada nos últimos anos e o cerco aos agressores vem sendo apertado com a atuação da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal. Criada em abril de 2018, o grupamento já foi responsável pela prisão de 45 pessoas. O grupamento conta atualmente com quatro equipes que acompanham 413 medidas protetivas concedidas pela Justiça a mulheres vítimas de violência.

No dia a dia, as equipes oferecem acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi das Cruzes informam os casos que precisam de apoio da Guarda Municipal, que cumpre os deveres da Patrulha Maria da Penha.

Além do acompanhamento constante, as mulheres vítimas de violência também têm à disposição um número celular exclusivo para contato com a Patrulha Maria da Penha. Este atendimento acontece 24 horas por dia, ampliando a segurança contra agressores. Para acompanhar o trabalho deste grupamento, acesse nossa seção de notícias.