IPTU: Certidão de Valor Venal de Exercícios Anteriores

Favorito Imprimir Alvará, Certidões e Licenças


Descrição:

Certidão de valor venal a partir do exercício de 1970.

Telefone:

(11) 4798-5050

Acessar serviço:

https://online.mogidascruzes.sp.gov.br/servicos/?page=servicos/pc&p=stmw52c&op=inscricao

Quem pode solicitar:

O proprietário, compromissário ou possuidor devidamente inscrito no cadastro imobiliário.

Local de entrada: Dia e horário de atendimento:

Segunda à sexta das 08:00 às 17:00.

Documentos necessários:

Se Requeriva via INTERNET:

  • Preencher o requerimento eletrônico disponível no site da Prefeitura;
  • Imprimir a guia para pagamento, que poderá ser recolhida em agências bancárias ou em casas lotéricas credenciadas.

Se Requerida via PAC:

  • Requerimento de Certidão de Tributo Imobiliário devidamente preenchido (anexo);
  • Cópia autenticada (ou simples, desde que acompanhada do original para conferência) do ESPELHO DO CARNÊ DE IPTU do imóvel;
  • Comprovante original do pagamento da TAXA DE EXPEDIENTE (que será emitida pelo PAC quando for dar entrada no pedido);

Se o(a) Requerente for pessoa física:

  • Cópias autenticadas (ou simples, desde que acompanhada do original para conferência) do DOCUMENTO DE IDENTIDADE e CPF do(a) Requerente;

Se a Requerente for pessoa jurídica:

  • Cópia autenticada (ou simples, desde que acompanhada do original para conferência) da Última alteração do CONTRATO SOCIAL da empresa, consolidado; ou
  • Cópia autenticada (ou simples, desde que acompanhada do original para conferência) da Última alteração do ESTATUTO SOCIAL e ATA DE ELEIÇÃO DA DIRETORIA ATUAL, devidamente registrada (entidades, igrejas, etc.);

Se o(a) Requerente for terceiro:

  • PROCURAÇÃO original e com firma reconhecida por quem tenha legitimidade de representar quem estiver junto ao Cadastro Imobiliário;

Se proprietário, compromissário ou possuidor devidamente inscrito no cadastro imobiliário for falecido:

  • certidão de óbito;
  • nomeação do inventariante ou formal de partilha.
Prazo:

Pelo site, o prazo para sua expedição será de 8 dias úteis, a contar da data da baixa de pagamento da taxa. A certidão, solicitada e protocolada no PAC, será emitida no prazo de 8 dias úteis, a contar da data do protocolo.

Requisitos:

  • Se o requerente for representante constituído do interessado, deverá ser apresentado, além dos documentos necessários, cópias do seu RG e CPF e procuração ou autorização com firma reconhecida. Caso represente pessoa jurídica, anexar também cópia do contrato social ou estatuto;
  • As cópias apresentadas e juntadas ao pedido devem ser obrigatoriamente autenticadas, ou no caso de cópias simples acompanhadas de seus respectivos originais, para conferência do atendente junto ao PAC;
  • As cópias de documentos como escrituras, contratos, matrículas, certidões, entre outras, deverão ser apresentadas por completo, com todas as folhas na posição de leitura e em ordem de numeração de suas páginas;
  • As cópias deverão ser impressas em papel branco no formato A4. Cópias de documentos maiores tais como plantas e levantamentos topográficos, deverão ser reproduzidas em escala original;
  • A falta ou inconsistência dos documentos exigidos, quando impeditiva para a análise do pedido, poderá implicar no arquivamento da solicitação;
  • Após protocolar o pedido, o interessado poderá acompanhar seu andamento pela internet no site da Prefeitura, acessando a “consulta de processos existentes” no sistema de Protocolo Geral;
  • O procedimento descrito e os documentos exigidos estão sujeitos a alteração. Desse modo, antes de efetuar o pedido, confirme junto ao site de serviços ou em uma das unidades do PAC se os requisitos ainda continuam em vigor.

Taxas:

Taxa de Certidão R$ 52,56 (Exercício de 2024). Caso a Certidão solicitada seja de Exercício superior a 10 anos será cobrado a Taxa de Busca conforme Decreto 16.284/16.

Meios de contato:

E-mail, telefone e correio.

Forma de acompanhamento:

Telefone e sistema de Protocolo Geral.

Fluxo:

Internet:

  1. Preencher o requerimento eletrônico disponível no site da Prefeitura;
  2. Imprimir a guia para pagamento, que poderá ser recolhida em agências bancárias ou em casas lotéricas credenciadas.

PAC:

  1. Preencher o requerimento padrão (disponível no PAC ou no site da Prefeitura);
  2. Juntar os documentos necessários;
  3. Retirar a guia para pagamento da taxa de expediente em uma das unidades do PAC ou no site da Prefeitura que poderá ser recolhida em qualquer agência bancá- ria credenciada ou casa lotérica;
  4. Protocolar a solicitação (requerimento preenchido e assinado, documentos necessários e taxa paga) junto a uma das unidades do PAC, localizado no prédio da Prefeitura ou em Braz Cubas.
Observações:

A certidão deverá ser retirada no PAC, localizado no prédio da Prefeitura ou, poderá ser enviada pelo correio, a critério do contribuinte. Caso seja solicitado o envio pelo correio, será cobrado taxa adicional de postagem. Esta solicitação é isenta de custas de protocolo. A certidão de valor venal de exercícios anteriores é utilizada, principalmente, em casos de inventário para o cálculo do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa mortis e doações). Para mais informações, acesse Perguntas Frequentes - IPTU.

Anexos: