Buscando ampliar rede de proteção social à pessoa idosa, Assistência promove audiência
Secretaria de Assistência Social


A Secretaria Municipal de Assistência Social está trabalhando para ampliar a rede de proteção social à pessoa idosa na cidade. Para tanto, está com chamamento aberto para organização da sociedade civil que possa executar Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a pessoa idosa, com meta de 120 vagas, distribuídas por quatro núcleos. E o próximo passo dentro desse processo será a realização de uma audiência pública na próxima segunda-feira (22/08), voltada às organizações interessadas. A audiência começa às 13h30 e será realizada na Casa dos Conselhos, na rua Francisco Franco, 133, no Centro.
Durante a audiência, serão apresentados detalhes do edital, do serviço a ser prestado e também serão passadas informações sobre os quesitos necessários para habilitação e a construção do plano de trabalho. Para que seja aberto o diálogo e todos possam sanar suas dúvidas, a orientação da Secretaria é para que as organizações façam previamente a leitura na íntegra do edital. Ele está disponível no site da Prefeitura de Mogi.
A ampliação na proteção social da pessoa idosa tem como base o crescimento no número de pessoas de terceira idade e também de idosos em situação de vulnerabilidade. Os dados mais recentes da Fundação SEADE sobre projeções populacionais mostram que Mogi das Cruzes contava, em 2019, com aproximadamente 58.186 idosos. Logo, a concepção e a elaboração de políticas públicas destinadas a atender a população idosa devem compreender e considerar tal crescimento.
No que se refere à vulnerabilidade social, as causas mais frequentes no caso do idoso são abandono ou isolamento social, decorrentes da fragilização ou da perda dos vínculos de pertencimento. Além disso, a discriminação negativa da velhice e a exclusão social relacionada à pobreza propiciam e agravam a situação de vulnerabilidade social. Por isso, faz-se necessária a contínua oferta de serviços, projetos, programas e ações que possibilitem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como a superação de situações de vulnerabilidade.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosas faz parte da Proteção Social Básica, que, segundo a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Ele destina-se, portanto, à população que vive em situação de vulnerabilidade e exclusão social, privação de acesso à renda ou serviços públicos, fragilização de vínculos afetivos e pode ser executado de forma direta, nos CRAS, bem como de forma indireta, por meio das organizações da sociedade civil.
Prospera Família
Também na segunda-feira, às 13h30, na Casa dos Conselhos, será realizada audiência dentro do processo de seleção de organização da sociedade civil que operacionalize e implante no município o programa Prospera Família.

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social