I Fórum de Educação para a Infância de Mogi das Cruzes conclui programação nesta sexta

Secretaria de Educação

Palestras, visitas monitoradas e salas temáticas encerraram a programação do primeiro grande evento formativo pós-pandemia

01 de novembro de 2024
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O I Fórum Municipal de Educação para a Infância: por uma cidade inclusiva e multicultural, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, encerrou sua programação nesta sexta-feira (01/11). O evento, que teve início na última terça-feira (29/10), reuniu educadores, especialistas e gestores da área, proporcionando um espaço rico para debates, reflexões e troca de experiências sobre a importância da educação inclusiva e multicultural na primeira infância.

A programação desta sexta-feira (01/11) foi aberta com a apresentação dos alunos mais avançados do grupo de metais do núcleo referência Ciarte (Centro de Cidadania e Arte), no Centro, com regência do professor Odilon Bueno. Os jovens músicos fazem parte do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Pasta, com gestão da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. 

Apresentações musicais e culturais marcaram as aberturas das palestras do evento. "O fórum nos proporcionou uma oportunidade incrível para mostrar a riqueza e a diversidade dos projetos musicais que desenvolvemos em Mogi das Cruzes. É fundamental destacarmos o trabalho que realizamos com nossos alunos, pois a música é um instrumento poderoso de transformação e desenvolvimento", afirmou o maestro e coordenador dos projetos musicais da Secretaria de Educação, Allan Caetano.

A secretária adjunta, Mariane Prestes, ressaltou a importância desse momento de partilha, formação e discussão. "Nestes dias de fórum, tivemos a oportunidade de discutir uma variedade de temas, incentivando a reflexão e provocando essa inquietação essencial para o desenvolvimento educacional", declarou. Mariane também destacou a relevância do evento em resgatar as formações coletivas presenciais pós-pandemia, contribuindo para a retomada de um movimento formativo importante para o aprendizado e a troca de experiências entre colegas de diferentes unidades escolares do município.

A palestra "Práticas escolares para crianças neurodivergentes", ministrada pelas professoras especialistas Márcia Thiemy Naniwa e Letícia Silveira Mean, foi um dos pontos altos da programação  do período da manhã. "Acredito que a palestra tenha proporcionado uma nova perspectiva para o município. Apresentamos diversas práticas inovadoras para a inclusão, como, por exemplo, estratégias para adaptar o conteúdo para crianças do ensino fundamental e da educação infantil, além de ferramentas para que os professores possam transformar essas demandas em realidade", disse Márcia. 

Para Letícia Mean, a participação em fóruns como este é uma oportunidade valiosa para promover uma visão renovada da educação inclusiva. “É fundamental capacitar os professores para atender as necessidades das crianças com inclusão, buscando práticas mais adequadas e funcionais. Além disso, temos o dever de desmistificar conceitos e oferecer suporte específico para garantir um ambiente escolar acolhedor e eficaz para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência e transtornos”, disse. 

Educadores destacaram a importância do evento. "A palestra foi muito pertinente, realmente nos deu ferramentas para lidar com situações desafiadoras. É essencial ter momentos como esses, para nos fortalecer e nos preparar para enfrentar os desafios da educação", disse a professora Ana Paula de Jesus Prado, da Creche Imaculado Coração de Maria I, no Jardim Esperança. 

A professora Grasiele Damasceno, do Ceim Nelson Albissú - Ceic Curumim II, em Jundiapeba, também elogiou a palestra: "A palestra foi realmente muito enriquecedora. Gostei muito da forma como as palestrantes abordaram o tema, que é tão sensível, e nos deram perspectivas para lidar com ele de forma mais eficaz. " 

A programação do dia também contou com visitas monitoradas ao CEIM Raphael Cusatis - CEI Cidade Mágica I, no Alto do Ipiranga, tanto na parte da manhã quanto à tarde. A unidade foi escolhida por ser  uma referência na implementação do currículo municipal da educação para a infância. Durante as visitas, os educadores puderam conhecer os espaços, os trabalhos realizados e como foram estruturados, com destaque para a formação da equipe e a organização do ambiente escolar. A secretária de Educação, Marilu Beranger, acompanhou a visita com a adjunta da Pasta, Mariane Prestes.

No período da tarde, a abertura da palestra contou com a participação da Aldeia M`Boiji, no Oropó, que possui salas de aula vinculadas à EM João Antonio Batalha, na Chácara Santo Ângelo. O palestrante foi o secretário municipal de Urbanismo, Cláudio Rodrigues, que abordou o tema “Mogi das Cruzes: uma cidade amigável à infância”. 

“A cidade de Mogi das Cruzes escolheu um caminho de priorizar as crianças de zero a seis anos, construindo uma cidade mais amigável às crianças. A possibilidade de compartilharmos no fórum os avanços que a gente tem tido com essa construfção dessa cidade mais amigável às crianças é, sem dúvida, uma semente para cada um dos gestores, que estão participando do fórum, leve essas ideias para cada um dos bairros, para cada uma das unidades escolares e dessa forma, poderemos alcançar ainda mais as crianças, permitindo seu desenvolvimento global”, disse Rodrigues.

Encerrando a programação, os educadores participaram de salas temáticas, ministradas por profissionais da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes,  abordando tópicos como Gestão Escolar Democrática, Metodologias Ativas, Práticas Inclusivas e Trabalhando a Diversidade em Sala de Aula.  As ações foram distribuídas em diferentes locais, como o Bloco Didático, no Departamento Pedagógico (Deped), o Auditório do Cemforpe e a Escola de Governo e Gestão, proporcionando uma experiência diversificada para os participantes.