Mogi das Cruzes avança na implementação de ações do Instituto Ética Saúde
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

Em continuidade ao termo de cooperação firmado com o Instituto Ética Saúde, a Prefeitura de Mogi das Cruzes deu mais um passo importante para a consolidação da cultura da ética e da transparência na gestão da saúde pública.
Nesta segunda-feira (27/10), um grupo técnico composto por representantes das secretarias municipais de Saúde e Governo e Transparência, Controladoria Geral do Município e Departamento de Tecnologia da Informação se reuniu com o diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini Signorelli, para a deliberação do protocolo e do cronograma de ações compartilhadas que serão implementadas ao longo dos próximos meses.
O protocolo define, de forma detalhada, os processos de registro, padronização de procedimentos, tratamento e monitoramento das informações, com o objetivo de aperfeiçoar a prestação de contas, fortalecer o controle social e integrar os sistemas ao Portal da Transparência da Prefeitura.
Como unidades-piloto do projeto foram selecionadas as 17 Unidades da Estratégia Saúde da Família (USFs), localizadas em diferentes bairros do município: Cocuera, Jardim Aeroporto II / Santos Dumont, Chácara Guanabara, Jardim Aeroporto III, Nove de Julho, Jardim Piatã, Jardim Margarida, Taboão-Lambari, Jardim Planalto, Taiaçupeba, Jardim Layr, Biritiba Ussú, Quatinga, Toyama, Nova Jundiapeba, Novo Horizonte e Nova União.
A prefeita Mara Bertaiolli destaca que a transparência e a ética são pilares que norteiam as ações da gestão. "Este trabalho conjunto reforça ainda mais o nosso compromisso com a boa governança e com o fortalecimento das políticas públicas de saúde, em benefício direto dos mogianos”, afirma.
O vice-prefeito Téo Cusatis aponta que a ação representa mais um passo concreto da atual administração na construção de um modelo de saúde pública baseado em boas práticas de governança, eficiência e responsabilidade social. "Estamos reforçando o compromisso da Prefeitura de Mogi das Cruzes com a ética, a transparência e a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Este é um movimento que simboliza uma verdadeira mudança de paradigmas. Estamos avançando para um modelo de gestão pública cada vez mais com foco na qualidade do serviço oferecido à população”, avalia.
Os próximos passos da parceria com o Instituto Ética Saúde, firmada em evento com a presença da prefeita Mara Bertaiolli e do vice-prefeito Téo Cusatis, em 11 de abril de 2025, incluem o mapeamento das estruturas tecnológicas e dos fluxos de trabalho atualmente desenvolvidos. Já no próximo mês, estão previstas reuniões com Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), organização social responsável pela gestão das unidades-piloto, para o início da execução do plano de trabalho.
Mogi das Cruzes avança na implementação de ações do Instituto Ética Saúde
Chegada do Finados projeta crescimento na venda de flores nas feiras e Mercado Municipal de Mogi
Estudantes de escolas municipais recebem canecas de cerâmica, que produziram em oficina no Casarão do Chá
UPA do Rodeio completa 10 anos com cerca de 12 mil atendimentos mensais
Academia do Jovem no Parque da Cidade recebe nova cobertura para atendimento dos usuários