Prefeitura de Mogi das Cruzes contrata estagiários pelo programa Bolsa Estágio Ensino Médio

Gabinete

A iniciativa oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar a rotina profissional dentro da administração municipal

06 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes firmou parceria inédita com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) para a contratação dos primeiros 32 estagiários do Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM). A iniciativa, intermediada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e voltada para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio e Técnico de escolas públicas estaduais, oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar a rotina profissional dentro da administração municipal. 

A integração dos estudantes aconteceu nesta segunda-feira (06/10), em cerimônia no auditório do prédio-sede da Prefeitura. A secretária de Gabinete, Neusa Marialva, representou a prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis no evento. "Sejam muito bem-vindos à Prefeitura. Estamos muito felizes em recebê-los. A administração pública é uma porta de entrada para o futuro profissional de vocês", destacou. 

Com o programa, a Prefeitura amplia o acesso dos estudantes do Ensino Médio a experiências profissionais qualificadas. Até então, os estagiários contratados via CIEE eram exclusivamente de cursos superiores — atualmente são cerca de 350 universitários, que atuam em diferentes Pastas da administração municipal. Em dezembro deste ano, mais 18 alunos serão selecionados, totalizando 50 contratações pelo programa Bolsa Estágio Ensino Médio até o final de 2025.

O BEEM é financiado pelo Governo do Estado, que arca com a bolsa-auxílio mensal — de R$ 851,46 para eixos tecnológicos e R$ 703,38 para os demais cursos — e com o seguro contra acidentes pessoais. A Prefeitura complementa o benefício com o vale-transporte, garantindo condições para que os jovens possam desempenhar suas atividades. As vagas foram distribuídas entre diferentes áreas da administração municipal, incluindo cursos de Administração (21 vagas), Ciência de Dados (4), Logística (3) e Agronegócio (4). A carga horária é de até 4 horas por dia durante seis meses.

Também estiveram presentes na cerimônia a secretária de Gestão e Contratações Públicas, Claude Mary de Moura; o secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo; a adjunta da Pasta, Mariana Fraga; além de servidores das secretarias municipais de Educação, Mobilidade e Trânsito e Habitação Social e Regularização Fundiária. Representantes do CIEE também participaram da recepção.