Secretaria de Segurança faz curso de capacitação para 245 empreendedores de rua e homenageia pipoqueiro mais antigo de Mogi
Secretaria de Segurança
Pasta fez o treinamento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, além do Sebrae e do Sincomércio; objetivo é fortalecer o setor e garantir a segurança dos comerciantes e seus clientes


A Secretaria Municipal de Segurança de Mogi das Cruzes realizou nesta segunda-feira, dia 6 de outubro, das 8h às 13h, o curso de reciclagem 2026 para empreendedores de rua licenciados da cidade.
Do total de 260 empreendedores, 245 compareceram à unidade 2 da Prefeitura (rua Francisco Franco, 133, Centro) para fazerem a capacitação, realizada pela pasta em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a Vigilância Sanitária, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes).
O secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, fez a abertura do encontro, agradecendo a presença dos participantes e parceiros e destacando a importância de se manter atualizado e preparado para atender bem seus clientes, com segurança e de forma adequada, para que os negócios cresçam de forma sólida.
“Nós queremos que vocês ampliem suas vendas, abram seus próprios estabelecimentos comerciais, cresçam profissionalmente. E sempre com o respaldo da Prefeitura, que está aqui para orientar e mostrar os caminhos para isso”, afirma Ito.
O curso é oferecido todos os anos pela Secretaria para apoiar e valorizar os empreendedores de rua, além de garantir o cumprimento da legislação para o funcionamento do comércio, como documentação, práticas de segurança, equipamentos (em casos necessários), entre outros detalhes para proteger os empreendedores e os seus clientes.
A fala de Ito foi complementada por Sadao Sakai, secretário municipal de Desenvolvimento: “A presença de vocês aqui é muito importante e mostra o quanto vocês querem crescer de forma sustentável e em acordo com o que está previsto pela legislação. Temos vários serviços disponíveis para vocês, como o Banco do Povo, programa de microcrédito com menos juros para empreendedores”.
O treinamento seguiu com apresentações do Sincomércio, que falou sobre os serviços oferecidos aos comerciantes, e o Sebrae, que ensinou técnicas de marketing e ferramentas que podem ajudar os empreendedores nas vendas e na relação com os clientes, como redes sociais e inteligência artificial.
Homenagem
Cícero Alves de Oliveira, empreendedor de rua (na ativa) mais antigo de Mogi, foi homenageado pela Secretaria de Segurança ao final do curso. Um dos pipoqueiros mais queridos pelos mogianos, ele comprou seu primeiro carrinho em 1975. No ano seguinte, obteve licença da Prefeitura e desde então não parou mais.
Morador do Jardim Esperança, ele começou vendendo sua pipoca no Largo 1º de Setembro, no Centro, durante a semana e no Largo do Carmo aos fins de semana. Hoje, ele fica todos os dias no Largo do Carmo e, segundo ele, continuará firme, “vendendo sempre com muito amor e dedicação”.

Vigilância Sanitária de Mogi interdita restaurante após relatos de intoxicação alimentar

A partir desta segunda (06), Acordo Mogiano negocia dívidas de IPTU, ITBI e ISS sobre a construção civil

Mercado do Produtor “Minor Harada” passa por melhorias em sua infraestrutura

Prefeitura de Mogi das Cruzes contrata estagiários pelo programa Bolsa Estágio Ensino Médio

Secretaria de Segurança faz curso de capacitação para 245 empreendedores de rua e homenageia pipoqueiro mais antigo de Mogi